Araucária PR, , 17°C

Imagem de destaque - Corpus Christi será celebrado pelas paróquias com procissões em tapetes coloridos
Foto: Divulgação

No Brasil, a solenidade de Corpus Christi, vivida pelos católicos todos os anos, é marcada por procissões em ruas enfeitadas por lindos tapetes coloridos. Em Araucária, a tradição não é diferente, as quatro paróquias da cidade também realizam essa manifestação de reverência e a Eucaristia. As procissões percorrem ruas no entorno das igrejas, que são ornamentadas com tapetes e estes trazem a representação de vários símbolos bíblicos.

Os tapetes são desenhados e decorados manualmente por voluntários das comunidades, que utilizam, entre os materiais, serragem e sal coloridos, pó de café, pedras, areia, farinha, papéis, papelão, tampinhas de garrafa, flores.

Na Paróquia Senhor Bom Jesus, localizada no Costeira, haverá procissão nos tradicionais tapetes e missa às 9h nesta quinta-feira. A confecção dos tapetes começa a partir das 5h, por voluntários de várias comunidades. A procissão acontece no entorno da Igreja Matriz, que fica na rua Bernardino Lemos, 20.

No início do trajeto será montado um altar para que as pessoas possam deixar suas doações de alimentos, roupas, materiais de higiene e cobertores.  As doações serão destinadas pela Pastoral Vicentina, parte para as famílias atingidas pelas cheias do Rio Grande do Sul e outra parte para as famílias araucarienses que vivem em situação de vulnerabilidade.

No Santuário Nossa Senhora dos Remédios, que fica na Praça Dr Vicente Machado s/n, no centro, o dia de Corpus Christi terá celebração e procissão com tapetes ornamentados, às 9h. Os voluntários começam a montageam a partir das 5h e a procissão será no entorno da Igreja, com momentos de oração em cinco altares. Um deles, que será montado na escadaria da Praça, será um ponto de coleta de doações (roupas e cobertores em bom estado, alimentos e materiais de higiene e outros). As doações serão destinadas para o Rio Grande do Sul e para as famílias assistidas pelos Vicentinos.

Da mesma forma a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo, que fica na Rua Pedro Gawlak 174, no bairro Fazenda Velha, terá procissão com tapetes coloridos e missa em celebração à Corpus Christi. A confecção dos tapetes começa a partir das 6h, por uma força-tarefa formada por membros das pastorais e movimentos cristãos e ainda voluntários de todas as comunidades pertencentes à paróquia. As doações de roupas, cobertores e alimentos poderão ser deixadas pelos fieis no primeiro altar que será montado no trajeto da procissão. A Paróquia avisa que se chover, apenas a Missa no interior da Igreja será mantida na programação.

Localizada na Avenida das Araucárias nº3437, na Vila Angélica, a Paróquia Nossa Senhora das Dores dará início a confecção dos tapetes mais cedo, a partir da 4h. Às 9h começa a procissão e em seguida ocorre a celebração da Missa de Corpus Christi. A procissão será no entorno da Igreja Matriz e contará com 12 altares durante o trajeto. Nesse dia, as pessoas poderão doar alimentos, roupas, cobertores e itens de limpeza e higiene.

Curiosidade

Você sabe qual é o propósito de enfeitar ruas com tapetes, fazer procissões e carregar a Santíssima Eucaristia no dia de Corpus Christi? Para compreender, precisamos retornar ao ano de 1264, quando um milagre eucarístico aconteceu na cidade italiana de Bolsena. As relíquias da Santíssima Eucaristia, que tinham se transformado em carne ensanguentada, foram levadas em procissão até a cidade de Orvieto. Já havia no mundo católico um movimento para o reconhecimento de uma festa da Eucaristia. O acontecimento milagroso levou o Papa Urbano IV a decretar a vivência litúrgica da solenidade para toda a Igreja Católica.

Desde então, a procissão acontece todos os anos, 60 dias após a Páscoa, numa quinta-feira, visto que a última ceia de Jesus aconteceu também em uma quinta-feira. Foi nesta ceia que Cristo instituiu a Santíssima Eucaristia, a qual Ele está realmente presente em corpo, sangue, alma e divindade. Este sacramento é o mais sublime.

Leia outras notícias