Um concurso de desenho foi a maneira que o Conselho Escolar encontrou para escolher o novo logotipo do CMEI Professora Maria de Lourdes da Silva Chagas, antigo Iguatemi. Como o Centro foi batizado com um novo nome, em homenagem à professora Maria de Lourdes, também necessitava de uma nova logomarca. Então, levando em conta os direitos da criança de participar do planejamento da gestão da escola, é que se pensou nesse concurso. E quem melhor do que a própria criança para expressar como é o CMEI em que ela estuda?
Participaram da iniciativa crianças de 2 a 4 anos. Segundo a direção do CMEI, foram 21 desenhos e a dificuldade dos jurados em escolher o que representaria o CMEI no logotipo foi imensa. “Desenhos lindos foram feitos por elas. O regulamento indicava alguns critérios para análise: tinha que ser um desenho inédito (sem cópia de nenhum outro desenho), com muita criatividade e imaginação, com clareza e nitidez. Foi analisada a mensagem transmitida, a apresentação e o principal: ser realizado exclusivamente pela criança, sem interferência direta do adulto (o adulto poderia orientar a criança, porém não poderia fazer o desenho)”, explicou a direção.
Os desenhos foram analisados por uma Comissão Julgadora composta de dois professores de desenho da Casa Eliseu Voronkoff e de uma professora de Arte da Secretaria Municipal de Educação, para que não houvesse nenhuma influência das profissionais ou pessoas da comunidade na escolha. A partir do resultado do concurso, o desenho vencedor foi oficializado como logotipo do CMEI e utilizado em todos os seus documentos virtuais e/ou físicos.
Seriam selecionados 3 desenhos (1º, 2º e 3º lugar), porém acabaram sendo selecionados 5 indicados pelos jurados. As cinco crianças receberam uma premiação no dia 19/11. “A maior premiação, sem dúvida, foi ter participado do Concurso e, para o 1° lugar, ter seu desenho eternizado em todos os documentos do CMEI. Agradecemos imensamente a contribuição da professora Jucimara da Secretaria Municipal de Educação e dos professores Tikum e Michele da Casa Eliseu Voronkoff”, finalizou a direção.
Confira a galeria de fotos
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1289 – 25/11/2021