Pelo segundo ano consecutivo, a araucariense Sani Merka ficou entre as três melhores dançarinas no Giro Sul – Festival de Danças Ciganas. No ano passado ela ficou em 3º lugar e este ano foi a 2ª colocada na categoria Solo Amador. A 5ª edição do Giro Sul aconteceu no dia 24 de maio, no Memorial de Curitiba, e reuniu bailarinos e professores de dança cigana de vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e outros.

Sani contou que este ano, por vários motivos, ela acabou esquecendo do concurso, e quando lembrou, as inscrições já tinham sido encerradas. Porém, conseguiu participar porque houve uma desistência. “Acho que Deus gosta de mim e era pra ser assim, porque com essa desistência, consegui a vaga. Fiquei muito feliz em ter conquistado o 2º lugar, pra mim teve gostinho de primeiro. Vamos trabalhar bastante porque no vem eu vou buscar o ouro”, brincou a dançarina.

Representando a Casa Eliseu Voronkoff, onde faz aulas de dança cigana, Sani Merka apresentou uma coreografia de rumba catalana, com uma pegada de flamenco, que é uma expressão artística associada ao estilo de vida de povos ciganos da índia que migraram para a Espanha. “Eu fui lá bem exibida, parecendo que eu não tenho nenhum problema e conquistei o segundo lugar na categoria Espanha. Mais do que ganhar a medalha, vencer foi uma superação!”, comemorou.

Edição n.º 1468.