Pesquisar
Close this search box.

Demonstração de respeito

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Quem acompanhou as eleições de 2012 virou fã da Justiça Eleitoral. Isso porque, na ocasião, em parceria com o Ministério Público Eleitoral, os candidatos e coligações assinaram um documento se comprometendo a, em outras palavras, respeitarem a cidade da qual eles almejavam ter o direito de representar.

Esse acordo previu a não utilização dos malfadados cavaletes, regras mais rígidas para pintura em muros e placas, diminuição dos horários e dias para carros de som e, o mais legal de tudo, que na madrugada do dia da eleição não seria jogado um só panfleto, os conhecidos “santinhos”, na frente dos locais de votação. O pacto era tão inimaginável para os padrões araucarienses que ninguém acreditava que ele seria cumprido à risca…

…Mas não é que foi! Para o assombro de todos de fato não havia um só papel jogado no chão no dia da eleição. O sentimento de civilidade era algo contagiante. Cada pessoa deve ter se sentido um pouco cidadão naquele dia. As pessoas evitavam jogar até papel de bala, para não estragar o encanto da coisa.

Mas isso foi lá em 2012. Voltemos para os dias atuais. Hoje, 3 de outubro, ante véspera da eleição de 2014. Época para escolher deputados, senadores, governadores e presidente. Abrangência estadual e nacional. Momento em que o município perde sua chance de protagonismo e a bagunça volta a correr solta. Tudo bem, a regra é essa agora. Não há muito o quê se fazer a não ser questionar os candidatos, pelo menos os locais, a serem sérios o suficiente para respeitar e manter os avanços conquistados por aqui. Se não derem bola nem para isso, imagina o que farão com as promessas que devem estar fazendo a cada um dos eleitores araucarienses. Então, quando sair no domingo para exercer o sufrágio universal, olhe bem para o chão. Veja quem desrespeitou sua cidade jogando um mundaréu de santinhos pelas ruas e calçadas e, caso eles estejam entre os seus escolhidos, troque de candidato! Pense nisso, boa leitura e uma eleição tranquila e consciente a todos.