Demora em atendimento irrita usuários da saúde

Prefeitura pretende ampliar o quadro de funcionários na unidade do Industrial
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Demora em atendimento irrita usuários da saúde
Prefeitura pretende ampliar o quadro de funcionários na unidade do Industrial

 

Enfrentar filas nas unidades de saúde tem virado rotina para muitos moradores de Araucária que dependem do sistema. A demora para conseguir atendimento causa revolta em alguns usuários, que muitas vezes passam horas na fila e, mesmo assim, não conseguem consultar.

Um desses casos foi parar nas redes sociais esta semana. O usuário do Posto de Saúde do Jardim Industrial alegou ter ficado várias horas aguardando o atendimento. Ele relatou que na manhã de segunda-feira, 22 de janeiro, chegou na unidade às 6h20, sendo o 4° na fila, esperou duas horas para ser atendido, e descobriu que só tinha horário para as 15h. Ainda de acordo com ele, o atendente teria tido a cara de pau de dizer que ele teve sorte de conseguir vaga para aquele mesmo dia.

Internautas comentaram a postagem, entre eles uma moça que também já teria tido problemas com o atendimento na referida unidade. Ela relatou que um dia foi marcar consulta com o ginecologista e aguardou quatro horas pela triagem, e quando foi chamada, constataram que sua ficha estava na sala errada. A atendente explicou que corrigido o erro, ela logo seria chamada. Resultado: ficou mais duas horas aguardando.

Sobre as reclamações, a Secretaria Municipal de Saúde – SMSA explicou que as unidades acolhem pacientes durante todo o horário de atendimento. A agenda das unidades conta com vagas para a procura diária e para consultas agendadas. Os pacientes são classificados pelo risco à saúde.

Dependendo do caso clínico, são atendidos no mesmo dia ou a consulta é programada para outros dias. Logo, chegar cedo não é sinal de que será atendido no mesmo dia.

Ainda conforme a Prefeitura, a demanda na unidade do Industrial é a maior do município. Em média, são 500 atendimentos por dia. Para sanar este problema, a SMSA está preparando uma reestruturação no sistema, com intuito de ampliar o quadro de profissionais nessas unidades básicas, responsáveis pela grande maioria dos atendimentos aos moradores. Com a reestruturação, a Secretaria alega que será possível incorporar mais de 200 profissionais das mais diversas áreas.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

 

Publicado na edição 1097 – 25/01/2018

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