Pesquisar
Close this search box.

Descartar itens volumosos de maneira correta contribui para a prevenção da dengue

Foto: pexels
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Descartar itens volumosos de maneira correta contribui para a prevenção da dengue
Foto: pexels

Quem decidiu fazer uma faxina em casa logo no começo de 2022 pode aproveitar a ação e dar o descarte correto para os itens volumosos. Para isso, basta chamar o Departamento de Limpeza Pública de Araucária para agendar a coleta dos descartes pelo telefone (41) 3614-7480 ou via aplicativo Atende.net*

Sem custo para quem solicita o serviço, os caminhões coletam itens como móveis, eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, TVs), pneus e galhos. No ano de 2021, foram mais de 9 mil coletas agendadas realizadas pelo departamento para retirar itens volumosos pela cidade.

A coleta da Secretaria de Meio Ambiente ocorre rapidamente. Segundo a secretaria, assim que agendado, o morador pode colocar o material a ser retirado do lado de fora do portão. A SMMA conta com três caminhões que fazem esse trabalho (de segunda a sábado). É importante destacar que este serviço de coleta NÃO recolhe resíduos de construção civil (responsabilidade de quem está fazendo a obra). 

Utilizando esse serviço público, além de evitar que os itens sejam descartados irregularmente poluindo a natureza, a atitude também contribui para a prevenção da dengue. Isso porque qualquer objeto que acumule água da chuva e deixado a céu aberto pode se tornar um criadouro das larvas do mosquito transmissor da doença, sendo o descarte de pneus velhos, um exemplo bem clássico dessa situação.

Cuidados redobrados 

Com a chegada dos dias mais quentes e chuvosos, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da doença: o Aedes aegypti. Em condições favoráveis, em apenas uma semana, o ovo do Aedes – responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, eclode e libera a larva. Por isso a importância dos cuidados preventivos serem constantes e  responsabilidade de todos.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses reforça a informação de que qualquer objeto que acumule água é um criadouro em potencial. A recomendação para esse período de estiagem é que os moradores cuidem também da água que guardam em baldes, tambores e caixas, pois até nesses lugares podem ser encontradas larvas. O ideal é que esses recipientes estejam bem fechados, a água seja utilizada em até 3 dias e antes de uma nova captação, o reservatório seja higienizado, lavando-se as paredes do recipiente com esponja (pois os ovos do vetor ficam aderidos também nesses pontos).

Texto: Assessoria