Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Acorda cedo, chega antes de todos. Abre o cadeado, acende a luz. Respira fundo, começa seus cumprimentos, “é bom dia para todo lado”. Isto porque seu “bom dia” encoraja o grupo e acolhe aqueles e aquelas que chamam-lhe de diretor(a).

Assim inicia a rotina, sem rotina, do diretor(a) escolar. Ele (ela) até lista ações na agenda, prevê estratégias para cumprir metas, mas são os acontecimentos do dia que dão o tom para cumprir os objetivos traçados.

São tantas as cobranças diárias: simpatia para receber a comunidade, empatia para ouvir a equipe, carinho para atender as crianças e estudantes, paciência para responder a burocracia, organização para cumprir datas, e ainda cuidar-se (muito) para não adoecer!

Para candidatar-se a diretor(a) escolar é preciso coragem! Mas para exercer a função ou as funções em uma organização complexa e simultaneamente específica, como é a escola, pode-se afirmar que o diretor escolar precisa ser um líder!

O diretor escolar é um gestor administrativo/financeiro, mas principalmente um líder pedagógico, que no exercício das suas funções procura identificar as fragilidades de natureza pedagógicas e diante destas, agir. É nesse momento que aflora sua criatividade e vêm à tona os projetos educacionais para atender às dificuldades.

Uma das características mais importantes que o diretor escolar precisa ter é a de ser articulador, ou seja, ter a capacidade de intermediar situações e ocorrências, ouvindo a todos dentro dos variados âmbitos da realidade escolar. Isso vai desde os profissionais até as crianças/estudantes e suas famílias, passando pela mantenedora e pela comunidade onde a escola está inserida. Desse modo, é papel do diretor escolar saber lidar com a gestão de pessoas e motivar funcionários, professores e comunidade escolar.

Na verdade, o diretor escolar é aquele que “não deixa a peteca cair”, que atende a tudo e a todos. Romantizando essa função extremamente importante na educação, ele (ela) é o líder que coordena sua equipe em direção ao sol, concretizando sonhos e promovendo a vida!

Diretoras e diretores dos CMEIS, CMAEEs e Escolas de Araucária, nossa gratidão pelo seu profissionalismo, honestidade e dedicação à educação!

Texto: Equipe Smed

Publicado na edição 1287 – 11/11/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Terceira idade e educação

Recentemente, Boris Casoy – jornalista e apresentador – estampou notícias nacionais ao anunciar que, aos

Plano de Trabalho Anual do PNAE

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, encaminhou na última