Diagnóstico precoce ajuda no tratamento de crianças com câncer | Araucária
Compartilhe esta notícia:
Foto: freepik

O Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, 15 de fevereiro, foi instituído para aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, além de influenciar os governos e as pessoas para que se mobilizem em relação a causa. Em Araucária, conforme dados do Sistema Municipal, do segundo semestre de 2020 até janeiro deste ano, foram feitos 24 encaminhamentos para a oncologia pediátrica, a maioria envolvendo crianças de quatro a cinco anos de idade.

Elisa Baggio Soares, enfermeira responsável pela Linha de Cuidado de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, comenta que apesar de ser uma doença grave, com o avanço da medicina, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela enfermidade podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. “É por isso que a Puericultura (consulta das crianças dentro da Unidade Básica de Saúde) é tão importante, pois nela o enfermeiro ou o médico, ao perceberem sinais de alteração, irão encaminhar a criança a um especialista”, explica.

A enfermeira esclarece ainda que é na Puericultura que se faz o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. São sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1ª semana, no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário, conforme o Caderno de Atenção Básica número 33 do Ministério da Saúde. “As consultas de Puericultura são compartilhadas entre médicos e enfermeiros, possibilitando um maior acesso ao cuidado integral às crianças”, acrescentou.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1249 – 18/02/2021

Compartilhe esta notícia:
, , , ,