Discursando nas Escolas finaliza edição com premiação de estudantes na Câmara de Vereadores
A edição de 2026 do projeto Discursando nas Escolas foi encerrada com a premiação dos vencedores na Câmara Municipal. Alex Fabiano de Lara de Paula venceu com R$ 1.000; Kauane Portalupi Pereira ficou em segundo com R$ 700; e Jolie Soczek em terceiro com R$ 500.
Nos dias de hoje, saber se comunicar de forma adequada é fundamental, e a importância de aprender isso desde cedo é ainda mais significativa, já que as crianças e adolescentes necessitam e usufruem desse aprendizado em todas as áreas ao longo da vida.
Uma boa oratória consiste na capacidade de comunicar-se em público de forma estruturada e articulada, com o intuito de informar e argumentar sobre diversos assuntos. No ambiente escolar, é visível a necessidade de incentivar, desde a infância, o desenvolvimento do pensamento crítico e, sobretudo, a autoconfiança para que o aluno possa expor sua opinião. A boa oratória também é fundamental para a interação social e vem sendo bastante exigida no mercado de trabalho.
Nesse contexto, o Grupo Somar realiza há vários anos o projeto Discursando nas Escolas. A edição de 2026, que repetiu o sucesso das anteriores, foi encerrada no dia 13 de junho, com a premiação dos vencedores. Nesta edição, nove voluntários ficaram responsáveis por decidir o top 3 dos vencedores entre os 14 finalistas.
O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e representou uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem novas experiências. Na ocasião, os pais e familiares dos estudantes acompanharam esse momento tão importante na vida dos jovens, e se emocionaram ao presenciar a evolução de cada um durante o discurso no palco.
“O projeto teve um impacto social lindo neste ano, porque além de ajudar a melhorar o voluntário como pessoa, dentro da sua família e no seu trabalho; ajudou as crianças e seus familiares. É uma espécie de bola de neve, só que com impacto positivo”, descreve um dos organizadores do projeto, Danilo Donoso.
O vencedor foi Alex Fabiano de Lara de Paula, estudante do Colégio Estadual Profº Júlio Szymanski, que ganhou o prêmio de R$ 1.000; a segunda colocação ficou com Kauane Portalupi Pereira, do Colégio Bom Jesus São Vicente, com o prêmio de R$ 700; e a terceira vencedora foi Jolie Soczek, do Colégio Marista, que recebeu R$ 500.
“Nós agradecemos muito a todos os voluntários, aos patrocinadores e todo mundo que nos ajudou nessa conquista. Acreditamos que o mais importante não é ser o primeiro, o segundo, o terceiro colocado, ou mesmo um dos finalistas. O que importa é o processo onde o aluno estuda, cresce, se desenvolve, melhora, aprende novas técnicas de comunicação, aprende a ter mais amigos. Um aprendizado que ele vai levar para a vida dele” finaliza Danilo.
Edição n.º 1937
