Doutores em Psicologia ministrarão palestra sobre os desafios da inclusão

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Doutores em Psicologia ministrarão palestra sobre os desafios da inclusão

 

O professor Vitor Franco, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal, é um dos palestrantes do evento organizado pelo Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento (IAD) Araucária, que acontece na próxima quarta-feira, 20 de março, às 18 horas, na sede da instituição. A outra palestrante é a diretora executiva do IAD e doutora em Psicologia pela Universidade de Évora, Monaliza Haddad.

Os dois doutores em Psicologia farão abordagens sobre o tema “Pais e professores nos desafios da plena inclusão”. A palestra terá um custo de participação no valor de R$ 50,00, com inscrições prévias através do link no Facebook do IAD. As vagas são limitadas.

Sobre os palestrantes

Vitor Franco é Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica. Professor e pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora nas áreas do desenvolvimento, psicopatologia do desenvolvimento e psicoterapia psicodinâmica com crianças. As suas principais áreas de investigação são a psicopatologia do desenvolvimento e a intervenção precoce, com interesse particular na adaptação e desenvolvimento das famílias de crianças com deficiência e no percurso de vida e inclusão das crianças e jovens com Síndrome de X Frágil.

Foi diretor do Departamento de Psicologia (2009-2013) e do Programa de Doutoramento em Psicologia (2009-2012) da Universidade de Évora, diretor técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora (entre 1991 e 2009) e presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (2005-2015). É diretor da Pós-graduação em Intervenção Precoce e foi consultor da Unicef no domínio da inclusão educativa de crianças com deficiência.

Tem orientado cursos e workshops, como professor convidado, em diferentes países, como Espanha, França, Itália, Panamá, México, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Brasil. É autor de sete livros e múltiplos trabalhos e publicações científicas no domínio da deficiência, inclusão e Intervenção Precoce.

Monaliza Ehlke Ozorio Haddad é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – Portugal; tem Mestrado em Educação – UTP – PR, especializações em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior – PUC – PR, Educação Especial UFPR, MBA em Gestão Escolar – OPET, CEO do Instituto de Aprendizagem e Desenvolvimento – IAD, professora de graduação e pós-graduação, master coach pessoal e executivo, Analista Comportamental e é autora de artigos científicos publicados na área educacional na China, França, Espanha e Portugal. Também é palestrante e consultora.

Serviço

Palestra “Pais e professores nos desafios da plena inclusão”, com os doutores em Psicologia Vitor Franco e Monaliza Haddad na próxima quarta-feira, 20 de março, às 18 horas, na sede do IAD, que fica na Rua Coronel Joaquim Palhano, 197, sobreloja, no Centro.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1154 – 14/03/2019