Araucária PR, , 19°C

Padre André Marmilicz: Há mais alegria em dar do que receber

Jesus foi um homem fascinante, e, jamais haverá neste mundo alguém como ele. Nele encontramos a razão para a nossa vida, pois, ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos aponta a direção, e, nos conduz para a vida plena. Nele tudo tem uma razão de ser e mostra uma lógica que liberta, transforma, renova, dá gosto e sentido profundo. Ele apresenta o seu programa de vida, mas, sabe que sozinho não poderá fazer tudo. Precisa de pessoas preparadas para estar ao lado dele, aprender dele e, depois, dar continuidade ao projeto. Isso se chama liderança servidora, que não concentra tudo em si mesmo, mas delega e confia em outras pessoas. É por isso que ele escolhe alguns do meio da multidão, que os chama de apóstolos, que largam tudo e o seguem.

Jesus escolhe quem ele quer, para estar com ele, observar como ele faz e escutar o que ele diz e compreender seus gestos, e dar continuidade à sua missão. Longe dele todo tipo de autoritarismo, de domínio, de poder, de concentração das tarefas! Ele envia os discípulos em missão e, quando eles regressam, lhes orienta sobre o melhor modo de evangelizar. Esse é jeito de ser do Mestre, que foge de todo tipo de poder, de badalação humana, que não aceita ser coroado um rei como os outros da terra. Ele mesmo disse: o meu Reino não é deste mundo, ou seja, ele não segue os ditames dos reis que dominam, massacram, mandam, mas, nele tudo é pautado por um amor que serve e se doa e se sacrifica em prol de todos, especialmente, dos mais frágeis e necessitados.

Jesus ensinava com autoridade, porque tudo o que ele pregava, ele vivia e testemunhava. Quem fala uma coisa e vive outra, não é exemplo para ser seguido. O Mestre é coerente e coloca em movimento tudo o que ele diz em palavras. É um modelo de vida, uma referência, porque nele tudo está em harmonia. Falar é bonito é fácil, mas viver aquilo que se prega através de palavras bonitas e comoventes, é bem mais difícil e exigente, mas é possível. O mundo atual, mais do que mestres do conhecimento, necessita de testemunhas.

A liderança servidora é aquela capaz de influenciar as pessoas a seguirem determinado caminho, na certeza de que ele conduzirá para águas mais profundas. Assim foi Jesus, que pelo seu testemunho de vida, influenciou e continua influenciando milhares de pessoas a seguirem o seu caminho. Suas características são, em primeiro lugar, o respeito pelo outro, ou seja, tratar cada pessoa como importante e digna de valor. A bondade é outro jeito de liderar, apreciando e valorizando as coisas boas que o outro faz. Pessoas boas são empáticas, deixam de ser o centro, para pensar e sentir o mundo a partir da ótica do outro. Foi o que Jesus sempre fez, entrando na realidade sofredora das pessoas, devolvendo-lhes a dignidade.

Num mundo marcado por tanta discórdia, ódio e divisão e desejo de vingança, maldade e mentiras, faz-se urgente aprender com Jesus, frequentar a sua escola, suas lições de amor e de bondade. Sobretudo, aqueles que exercem algum poder na sociedade são convidados a ir ao seu encontro e deixar-se guiar e iluminar por ele. O mundo seria infinitamente melhor se ouvíssemos e seguíssemos os ensinamentos do Homem de Nazaré. Se nos debruçássemos nos bancos da sua escola, e, a exemplo de Maria, deixássemos nos guiar por seu amor. Ele modificou o mundo inteiro, com o seu jeito simples de ser, de viver, de anunciar o Reino de Deus. Ele quer transformar a vida de cada um de nós, para sermos instrumentos do seu amor, na construção de um mundo melhor.

Publicado na edição 1297 – 03/02/2022

Ele falava com autoridade!
Ele falava com autoridade! 1

Leia outras notícias