Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Acho que estamos em época de azar. O tempo melhorou e por alguns dias a chuva dará uma trégua, entretanto, a fase da lua não será boa para a pescaria. Com início no dia 13, a lua nova permanecerá até o dia 19/11, esta é uma fase não recomendada para quem quer pegar peixes.

O jeito vai ser esperar alguns dias para voltar a pescar. Enquanto isso, que tal ir fazer sua carteirinha de pesca amadora de forma gratuita? Importante esclarecer que a isenção só é válida para homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos que estiverem aposentados. Para solicitar esse benefício, basta comprovar a aposentadoria, seja com uma declaração expedida pelo INSS, ou algum outro documento.

Mas voltando a falar em peixes, a espécie que iremos falar dessa vez é a Caranha, também muito conhecida como Vermelho-Caranha. Apesar do seu corpo ser longo e forte, e sua cabeça ser grande, ele não é muito consumido na culinária.

Seu tamanho pode alcançar 1,5 metros e atingir 60 kg. Sua coloração é muito diversificada, o que causa bastante confusão entre os pescadores. Alguns deles já capturaram Caranhas de cor parda, com manchas verdes pelo corpo. Também existem relatos desse peixe com manchas avermelhadas e rosa escuro.

Uma dica importante para aqueles que quiserem pegar essa espécie, é ir pescar a noite, já que esse peixe é noturno. Além do que, é preciso tomar o maior cuidado possível. A Caranha é muito esperta, então qualquer movimento brusco ou mudança na isca, o peixe irá perceber e fugirá.

Edição n.º 1388

Compartilhar
PUBLICIDADE