Pesquisar
Close this search box.

Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Teremos mais um feriado nesta semana, da Proclamação da República, comemorada no dia 15 de novembro. É uma data de extrema importância para o nosso país.

Infelizmente não teremos como comemorar pescando, já que a previsão marca tempo ruim, e a lua não está em uma fase muito boa.

Neste domingo, 19 de novembro, será o último dia da lua nova, que dará lugar à lua crescente. Essa fase ficará ativa até o próximo domingo, 26 de novembro. Apesar de ser uma pesca regular em rios, em alto mar a pescaria na lua crescente é boa. No entanto, devido ao tempo instável, não é recomendada.

Alguns peixes que estão em alta são: Anchova, Vermelho, Xaréu-Preto, Olho de Cão, Dourado-do-mar, Corvina, Bicuda, Roncador Amarelo, Sororoca, Papa Terra, Peixe Porco e Xerelete. E os peixes que não podem ser pescados, são: Sardinha, Bagre Branco e Cação.

Os pescadores profissionais, ou aqueles que estão a mais tempo neste mundo de pescaria, com certeza já devem ter ouvido falar, ou até mesmo pescado alguma vez, o Marlim-Azul.

Esse peixe é muito visto principalmente na pesca esportiva. E por ser muito agitado e agressivo, os pescadores utilizam de equipamentos pesados, além de usarem muita técnica.

Esse peixe pode ser conhecido por outros nomes como: Espadarte-Azul, Agulhão, Agulhão-Azul ou Agulhão-Negro.

Sua coloração é preta ou azul, que inspira sua variação de nomenclaturas. Com o seu ventre sendo da cor branco ou prata, o Merlim-Azul também possui fileiras de listras espalhadas pelo seu corpo. Além disso, ele pode atingir 4 metros e pesar até 94 kg.

E preste muita atenção, não confunda o Merlim-Azul com o Espadim Azul do Indo-Pacífico. Eles são bastante parecidos, mas não são o mesmo peixe.

Edição n.º 1389