
Para quem quer declarar guerra ao sedentarismo, as academias ao ar livre são ótimas opções. Eles oferecem uma estrutura adequada para a prática de atividade física, principalmente na terceira idade. E quanto mais equipamentos como estes são instalados na cidade, mais a população sai ganhando, isso porque muitos precisam fazer exercícios para a saúde e não tem condições de pagar uma academia.
Araucária já possui várias dessas academias e em breve ganhará mais uma, que será instalada na Praça do Tayrá. O governo do estado vai fornecer os equipamentos e a instalação, e o Município ficará encarregado de fazer o piso, além de cuidar da sua manutenção. Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) a instalação deverá começar logo após o carnaval e a previsão de entrega é de 40 dias. O custo aproximado será de R$ 20 mil.
Protestos
Quando a SMEL anunciou que a academia seria instalada no Tayrá, e não mais no Saangri-lá, como havia sido anunciado, muitos moradores reclamaram. As críticas foram referentes a falta de opção de lazer no bairro e a preferência pelo Tayrá, onde já existem opções.
De acordo com a SMEL, a proposta inicial era mesmo a de instalar os equipamentos junto a unidade de saúde do Shangri-lá, mas a Secretaria de Saúde vai utilizar o local para receber outros convênios do Ministério da Saúde, como a ampliação de atendimentos em outros programas. Dessa forma, a segunda opção foi atender a uma demanda antiga da população e colocar os equipamentos na Praça do Tayrá, que possui um espaço adequado.
Benefícios
A academia ao ar livre ajuda a melhorar a condição física, qualidade de vida e saúde das pessoas. Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. É um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer um, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre.
Foto: divulgação
Publicado na edição 1099- 09/02/2018