A assessoria de comunicação da Sanepar informou na tarde desta sexta-feira, 3 de abril, que a estiagem de chuvas obrigará a companhia a realizar uma nova rodada de suspensão no fornecimento de água aos moradores da região metropolitana de Curitiba. Neste novo cronograma, Araucária terá suspensão parcial no domingo (5) e na terça-feira (7), sendo que a interrupção está marcada para começar às 8h e o retorno no início da manhã do dia seguinte.
Ainda conforme a companhia, após avaliação do sistema de abastecimento, feita diariamente pelo setor técnico da Companhia, decidiu-se reduzir a área de bairros afetados pelo rodízio em toda a RMC.
A Sanepar pede ainda que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.
A recomendação da ABNT é que os imóveis tenham caixa d’água compatível com o tamanho da família, com reservação suficiente para 24 horas.
Bairros afetados
Pela tabela divulgada pela Sanepar, no domingo (5), ficarão sem água os bairros Cachoeira, Campina da Barra, Costeira, Iguaçu e Tindiquera. A Sanepar explicou ainda que, neste dia, o abastecimento afetará a chamada área de recalque desses bairros. Que diacho é isso? Bem, é toda região que geograficamente fica a uma altitude acima do que o reservatório de água da Sanepar, necessitando, portanto, de bombeamento para que a água chegue até as residências.
Já na terça-feira (7) ficam sem água os bairros Campina da Barra, Costeira, Iguaçu e Tindiquera. Neste caso, a área afetada será a chamada área de gravidade de abastecimento, que é toda região que geograficamente fica a uma altitude abaixo do local onde está instalado o reservatório de água da Sanepar, necessitando apenas da gravidade para que a água chegue até as residências.