Ministro Gilberto Kassab recebeu o prefeito Olizandro no final da tarde desta segunda-feira
Ministro Gilberto Kassab recebeu o prefeito Olizandro no final da tarde desta segunda-feira

A crise financeira pela qual passa o país quase fez naufragar um projeto de pavimentação no bairro Capela Velha que a Prefeitura vinha amarrando com o Governo Fe­deral desde o início de 2014. Para salvar os recursos, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) foi a Brasília nesta segunda-feira, 20 de julho, e conseguiu se reunir com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que liberou a grana.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), todos os projetos de engenharia das ruas já estavam aprovados pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal. Faltava apenas assinar o convênio e dar o pontapé na licitação. Nos últimos meses, porém, com o agravamento da situação financeira do país houve a informação de que dificilmente a parceria seria assinada em 2015. Foi diante deste impasse que o prefeito decidiu ir a Brasília conversar pessoalmente com Kassab. Acompanhado do secretário de Obras, Fábio Alceu Fernandes, e com o apoio do deputado federal João Arruda (PMDB), eles foram recebidos pelo ministro no final da tarde de ontem. “Conseguimos convencer o ministro da importância dessa obra para os moradores do Itaipu, Califórnia e Jatobá. Também mostramos que já havíamos atendido todas as exigências do Governo Fe­deral e da Caixa e ele foi sensível ao nosso pedido”, explicou Olizandro.

O deputado Arruda e Fábio Alceu acompaharam a reunião
O deputado Arruda e Fábio Alceu acompaharam a reunião

Conforme o prefeito, a carta consulta ratificada pelo ministro é da ordem de R$ 5 milhões. “Vamos conseguir pavimentar mais 21 ruas desses loteamentos. Confesso que saio aqui de Brasília muito feliz, pois conseguimos recuperar um dinheiro que todos já davam como perdido”, comemorou.

O secretário de Obras Públicas explicou que os serviços que serão realizados nessas ruas seguem o mesmo padrão dos já executados em outros loteamentos do Capela Velha. “Faremos a escavação para reforço da base, drenagem, colocaremos meio-fio, capa asfáltica em CBUQ, calçadas em CBUQ, paisagismo, acessibilidade, sinalização horizontal e vertical. Vamos dar cara nova ao Itaipu, Califórnia e Jatobá”, afirmou. Confira no quadro as ruas que serão beneficiadas.
pág 4_5 - politica.indd
Maranhão

Também durante o encontro com Kassab, o prefeito aproveitou para pedir o apoio do ministro para desenrolar outro problema que a Prefeitura teve com um convênio com a União. Ele diz respeito as obras de recape que estão sendo realizadas no conjunto Maranhão. Acontece que a empresa que venceu a licitação já realizou uma parte da obra, mas até agora o Governo Federal não fez o pagamento do serviço já executado. Por conta disso, a sequência do trabalho foi prejudicada. “O ministro se comprometeu com a gente de resolver essa pendência até o final de agosto. Estamos confiante”, disse Olizandro.

Texto: Waldiclei Barboza / fotos: divulgação

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Sessões da Câmara voltam a ser presenciais

Depois de algumas semanas sendo realizadas remotamente, as sessões da Câmara de Vereadores voltaram a acontecer presencialmente nesta terça-feira, 29 de março. Porém, como o

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp