Enem: 8 erros comuns que atrapalham a interpretação de texto

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Quando falamos em interpretação de texto, logo pensamos na redação. Porém, para se dar bem no Enem ou em qualquer outro processo seletivo é preciso saber interpretar corretamente os enunciados das outras áreas do conhecimento. Ou seja, se você é capaz de compreender as informações necessárias para responder uma questão corretamente, aumentam as chances de um bom desempenho.

Como aprender a interpretar enunciados de forma correta?

O primeiro passo é ler os enunciados com atenção, como explica a professora de Redação do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Denise Maia. “Para isso, inicie identificando o verbo ou substantivo presente no enunciado. Por meio desse mecanismo, será possível buscar as respostas ao realizar a leitura do trecho apresentado”, explica.

Além disso, é preciso observar os verbos presentes nas alternativas, já que é comum que eles traduzam a informação esperada.

Qual é a melhor forma de praticar a interpretação de textos?

É importante ler o texto e identificar a tese, normalmente seguida de uma conjunção adversativa. Nos argumentos, procure buscar palavras-chave, a ideia núcleo de cada parágrafo, comumente presente no início do desenvolvimento. Na sequência, há justificativas ou exemplos para embasar a afirmação inicial. Por fim, no parágrafo conclusivo é apresentado o objetivo do autor ao escrever o texto.

Confira os 8 principais erros na interpretação de enunciados do Enem:

Ler o texto antes do enunciado, sem saber o que se espera para a partir da leitura do comando da questão;

Não identificar o verbo presente no comando da redação e não o relacionar ao contexto do texto base;

As questões do Enem são usualmente introduzidas por uma contextualização, portanto é necessário separar essa parte inicial, identificando o verbo. Quando esse processo não ocorre, há mais chances de assinalar a alternativa errada;

Não eliminar as questões incorretas a partir da compreensão do enunciado e do texto;

Não observar se o comando solicita a resposta incorreta e acabar assinalando a correta;

Não associar uma palavra desconhecida ao contexto presente no texto;

Extrapolar o que foi dito no texto, trazendo muitas inferências pessoais;

Não ficar atento ao que efetivamente o comando da questão solicita.

Publicada na edição 1305 – 31/03/2022


Compartilhar
PUBLICIDADE