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Entenda como funciona a adaptação escolar para as crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

A transição da vida familiar para o ambiente escolar é um momento significativo na vida de uma criança, marcado pelo processo desafiador e crucial da adaptação. Este período desempenha um papel fundamental na construção dos vínculos entre a criança e a escola, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, interação e capacidades cognitivas.

Ao adentrar o universo escolar, a criança se depara com um ambiente diferente, adultos desconhecidos e a necessidade de compartilhar espaços e pertences com seus colegas, gerando impactos emocionais. A adaptação, então, torna-se um processo essencial para que os pequenos se ajustem a essa nova realidade.

A adaptação é um processo dinâmico que envolve diferentes faixas etárias e contextos. O diálogo frequente, a segurança transmitida pela família em relação a escolha da instituição de ensino e a preparação emocional são elementos-chave nesse processo. É crucial enfatizar os aspectos positivos da nova experiência, validando as emoções expressas pela criança, que podem incluir ansiedade e medo diante do desconhecido.

“O choro, a insegurança ao se despedir dos pais e até mesmo as birras são manifestações normais nesse período, pois a maturação cognitiva das crianças ainda não está totalmente desenvolvida para lidar tranquilamente com as frustrações”, afirmou a psicopedagoga Naymin Adami.

Embora frequentemente associada às crianças pequenas, a adaptação é um processo que afeta qualquer indivíduo diante de mudanças significativas em suas relações afetivas. Os adolescentes, por exemplo, também enfrentam desafios quando ocorrem mudanças frequentes na escola. Estudos científicos destacam que essas transições podem impactar negativamente as relações interpessoais, autoestima, saúde mental e rendimento escolar.

O diálogo constante, o estímulo à construção de vínculos, o encorajamento durante os desafios, e o simbolismo de levar elementos familiares para a escola, como fotos ou objetos significativos, são práticas que fortalecem a sensação de pertencimento e segurança.

A medida que o processo de adaptação progride, a criança ou adolescente começa a se sentir parte integrante do espaço escolar, consolidando uma experiência prazerosa e rica em vivências e aprendizados. Uma criança segura e feliz, seja no início da jornada escolar ou durante mudanças posteriores, está mais propensa a absorver conhecimentos de maneira eficaz e a construir um alicerce sólido para o seu desenvolvimento.

NINA SANTOS / Edição n.º 1400

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