Escola Dias da Rocha clama por reformas
Salas ficam alagadas sempre que chove muito
Escola Dias da Rocha clama por reformas

A estrutura da Escola Estadual Dias da Rocha, localizada no Centro de Araucária, não resistiu às fortes chuvas que caíram na tarde de terça-feira, dia 11. Várias salas de aula e alguns setores administrativos ficaram encharcados. Pra piorar, se as chuvas persistirem, o telhado e o forro correm o risco de ceder por conta do acúmulo de água.

Segundo a direção da escola, o problema não vem de hoje, pois os anos passam, e a precariedade do telhado e das instalações elétricas pioram a cada dia. “Com as salas alagadas fica difícil dar aula, pois os alunos precisam ficar amontoados nos locais que estão secos. A escola tem mais de 100 anos e necessita urgentemente de reformas e não das pequenas manutenções que são feitas esporadicamente”, reclamou.

Ainda de acordo com a direção, existe uma verba descentralizada do governo do estado no valor de R$ 150 mil que já foi liberada para a escola desde o ano de 2012 para ser aplicada em reformas e reparos mais urgentes, mas até agora, este dinheiro só existe no papel. “Existe uma urgência para fazer a troca do telhado e da parte elétrica. São duas coisas que causam muitos problemas, principalmente quando chove. As poucas verbas que chegam à escola utilizamos para pequenos reparos”, explicou a diretora Jussara.

Ela conta que até a deputada federal Rosane Ferreira já se sensibilizou pela causa e esteve visitando a Escola Dias da Rocha, anos atrás e viu de perto as necessidades da comunidade escolar. “Gostaríamos de poder contar de novo com o apoio da deputada no sentido de agilizar esta verba”, disse Jussara.

Enquanto o dinheiro do Estado não vem, a escola vai se virando como pode. Recentemente, com o apoio dos pais, foi possível arrecadar uma verba para pintar a fachada da escola. “Agradecemos aos pais que nos auxiliam sempre que solicitamos e agradecemos também a APMF, que também tem nos ajudado muito”.

O outro lado
O chefe do Núcleo Regional de Educação – NRE – Área Metropolitana Sul, Maurício Ferraz da Costa, explicou que as reformas na Escola Estadual Dias da Rocha já estão prestes a entrar em processo de licitação. O valor da verba, segundo ele, será de R$ 150 mil para ser aplicado em reformas na instituição.

“Sabemos que este é um clamor da comunidade escolar e por isso já estão fazendo contato com a Superintendência de Desenvolvimento Educacional – SUDE, para agilizar o processo”, pontuou.