Pesquisar
Close this search box.

Escolas retornam e alguns problemas se repetem

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em algumas escolas os alunos ainda estão com aulas vagas por conta da falta de professores
Em algumas escolas os alunos ainda estão com aulas vagas por conta da falta de professores

A volta às aulas de mais de 20 mil alunos na segunda-feira, 6 de fevereiro, nas escolas municipais e CMEIs, reflete alguns problemas na estrutura do ensino. Problemas estes que costumam se repetir todos os anos, como a falta de professores e falta de vagas em algumas creches.

Os pais criticam a situação e alegam que a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) deveria fazer um planejamento mais adequado para o retorno dos professores e dos alunos às salas de aula. “Todo ano é a mesma história, eles têm dois meses para se organizar e não conseguem fazê-lo”, reclamou um dos pais.

Segundo o Sismmar, sindicato dos professores, e educação infantil (Pré I e II) é obrigatória, porém, mais de 500 crianças não terão acesso a ela devido à falta de vagas nos CMEIs. “Outro problema é a falta de professores em algumas unidades. Com a troca de gestão a Prefeitura ainda está se organizando, mas sabemos que o quadro não está fechado. Novos profissionais estão sendo nomeados e aulas ainda estão sendo distribuídas”, comentou a coordenadora geral do Sismmar, Eloisa Helena Grilo.

Ela comentou que na tarde desta quarta-feira, dia 8, o sindicato iria se reunir com o secretário de Educação, Henrique Theobald, para definir estas questões pendentes e também cobrar um posicionamento sobre os contratos vencidos. “Queremos saber se estes contratos com as terceirizadas que prestam serviços de limpeza e de merenda escolar foram renovados pela Prefeitura”, disse Eloisa.

Melhorias

Segundo a Prefeitura, o início das aulas começou bem. Para solucionar a falta de pessoal na área de Educação Infantil, foram empossados os aprovados no concurso público para Educador Infantil II na manhã de segunda-feira, dia 6. Nesta primeira chamada houve 55 vagas disponíveis. Parte dos novos servidores já está atuando nos CMEIs e mais uma convocação de aprovados deve ocorrer em breve para preencher mais vagas a serem oferecidas.

Sobre problemas na estrutura das escolas e na merenda escolar, a Prefeitura não se manifestou, até o fechamento desta edição.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Carlos Poly/smcs