O Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas para a educação e entre elas, a inclusão de novas disciplinas no currículo do 1º ano. A professora Adriane Ferrari, que ministra uma dessas novas disciplinas, “Projeto de Vida”, no Colégio Estadual professor Julio Szymanski, lançou uma proposta diferente para desafiar seus alunos a exercerem a empatia, um dos temas tratados em sala de aula. Ela desenvolveu a campanha “Todos juntos por uma só causa”, cujo objetivo é criar uma conscientização sobre a reciclagem, o poder de transformação e a responsabilidade em torno da causa animal. “Pensei em trabalhar com meus alunos, algo que tivesse uma chamada afetiva e ambiental, e como já conhecia o projeto da ONG “Curitiba Ecopet Tampinhas”, achei que a campanha seria interessante, porque além da causa ambiental, ajudará a desenvolver a empatia de forma simples e cotidiana”, explica Adriane.

Segundo a professora, os estudantes foram estimulados a arrecadarem tampinhas plásticas e lacres de alumínio, que serão direcionados para a ONG. “A instituição arrecada este material em Curitiba e região metropolitana e reverte o valor em prol da causa animal”, acrescentou. Inicialmente a campanha envolve os alunos do 1º ano do ensino médio do turno da manhã, mas a professora diz que o objetivo é envolver todos os estudantes do colégio e a comunidade em geral.

“Começamos em abril e já arrecadamos mais de três sacos de 40 litros, cheios de tampinhas e lacres. Parece não ser muito, mas agora que realmente iniciamos a campanha de divulgação na escola, a expectativa é aumentar bastante a quantidade de materiais. Além dos garrafões que espalhamos pela escola, há um ponto de coleta na Unika Boutique (Av. Archelau de Almeida Torres, 2466 – Iguaçu). Também existe uma rede informal de pessoas que se juntam em prol da causa, foi assim que conheci o projeto”, comenta Adriane.

Os comerciantes que tiverem interesse em transformar seus comércios em pontos de coleta, é só entrar em contato com a ONG no Instagram ou Facebook @curitibaecopettampinhas

Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe