Até sexta-feira, 18 de julho, 70 estudantes dos colégios Maristas do Paraná e Santa Catarina estarão unidos para realizar ações voluntárias em comunidades da Fazenda Rio Grande. A iniciativa faz parte da Missão Solidária Marista, que mobiliza milhares de jovens em todo o Brasil em uma grande experiência de voluntariado e cidadania.

Inspirada pelo Jubileu da Esperança e pela Campanha da Fraternidade 2025, a Missão Solidária deste ano tem o tema “Cidadãos da Esperança”. O projeto envolve estudantes Maristas a partir dos 14 anos em ações de impacto social voltadas para comunidades com histórico de fragilidade socioeconômica.

Alunos de quatro unidades do Marista Brasil em Curitiba e região participam da edição deste ano. Estão entre os colégios envolvidos o Marista Paranaense, Marista Santa Maria e Marista Anjo da Guarda, todos localizados na capital, além do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, de Araucária.

Durante a missão, os jovens estão participando de atividades como a pintura da Igreja Santa Edwiges, oficinas recreativas com crianças da comunidade Santa Clara, além de uma caminhada para visitar as famílias dessas localidades.

Entre os alunos, a expectativa de estar em ação é grande. É o caso da Amelie Soczek, 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus. “Recebemos o convite na escola e eu já tinha outras experiências no Colégio Marista. Esse conhecimento prévio foi fundamental, porque eu estava familiarizada com a iniciativa e com a proposta apresentada. Trata-se de uma proposta interessante, que envolve caridade, dedicação e doação. Como pessoa e ser humano, isso é muito importante pra mim”, relatou.

Amelie incentiva outros alunos a participarem da iniciativa. “É uma experiência que não te forma só como pessoa, forma seu espírito, sua alma, te forja por dentro. É algo que transforma, que te dá outra visão de mundo. Me motiva bastante o fato de saber que estou fazendo uma coisa não por mim, mas pelo próximo. Doando meu tempo, minha disponibilidade, tudo que posso. Você realmente se entregar, é como vestir a sandália do outro, aquela coisa bem básica. É perfeito, maravilhoso!”, diz Amelie emocionada.

MISSÃO SOLIDÁRIA 2025

Ao todo, a Missão Solidária Marista 2025 reúne mais de 1.200 jovens, educadores, colaboradores e irmãos maristas em todo o Brasil. O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania, além de fortalecer o compromisso sociotransformador baseado na espiritualidade e no carisma marista.

Edição n.º 1474.