Uma normativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) deverá mudar as atribuições de delegacias especializadas. Uma das alterações diz respeito às as delegacias da Mulher e do Adolescente, que agora passam a acumular funções de NUCRIA – Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes.

Instagram

Acompanhe nosso perfil

Seguir @opopularpr

A partir de agora, as especializadas ficarão responsáveis por investigar crimes de violência psicológica, física e sexual contra menores quando vítimas, e não mais quando autores. As investigações de casos envolvendo menores na condição de autores de delitos passam a ser de responsabilidade das delegacias regionais.

Para o delegado Gabriel Fontana, titular da Delegacia de Araucária, a mudança busca adequar as atribuições de cada unidade às normativas da Polícia Civil do Paraná. “É preciso adequar o atendimento inicial de adolescentes apreendidos em flagrante de ato infracional ou em decorrência de cumprimento de mandado judicial à nova realidade normativa e estrutural das unidades policiais do Estado do Paraná”, completou.

O delegado Eduardo Kruger, titular da Delegacia da Mulher e do Adolescente de Araucária, informou que na realidade a DM nunca teve a atribuição legal de atender menores infratores, mas por hábito, assim o fazia. “Por ordem do Departamento da Polícia Civil, a Delegacia da Mulher de Araucária passa a atender apenas os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, os casos de violência sexual, e os crimes de atribuição dos Núcleos de Proteção à Crianças e Adolescentes, de ambos os sexos”, pontuou.

Segundo a DM, a normativa da SESP ainda não foi oficializada, no entanto, na prática, as delegacias já estão atendendo dentro das suas novas atribuições.

Edição n.º 1510.

Telegram

Notícias direto no Telegram

Entrar no canal @OPopularPr