Nesta quarta-feira, 18 de maio, mais de 100 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres participaram de uma roda de conversa sobre os poderes que constituem o município. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente ao representante maior do poder executivo municipal, o prefeito Hissam Hussein Dehaini e do poder legislativo, vereador Irineu Cantador. A ação faz parte do projeto Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), e tem por objetivo trabalhar a educação política, a cidadania e a democracia.

A conversa entre o prefeito e o vereador com as crianças foi em clima descontraído e esclareceu várias dúvidas das crianças sobre as atribuições da Prefeitura e da Câmara Municipal. O prefeito lembrou às crianças que, enquanto à Câmara cabe, por exemplo, criar leis, a responsabilidade do poder executivo (Prefeitura) é realizar as ações, sempre com base na lei e que Prefeitura e Câmara trabalham juntos. Ao se referir ao processo eleitoral, o prefeito citou sobre cada pessoa (eleitor) em votar em quem tem boas propostas para o município e que os eleitos são representantes da população. Já o vereador Irineu destacou que é muito importante saber sobre política porque “ela envolve toda a nossa vida” e que a escolha das melhores propostas para o município, estado ou país ocorre por meio do voto; daí a importância de pesquisar para escolher bem.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), neste ano, o projeto Eleitor do Futuro está ocorrendo em 14 escolas do município. Ao longo desse primeiro semestre, os estudantes têm debatido sobre diversos temas relativos à cidadania e à democracia e este trabalho vai culminar em um processo eleitoral no mês de junho.   

Estudantes participam de roda de conversa sobre poderes do município, O Popular do Paraná
Foto – Carlos Poly/SMCS

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe