Evento inédito já está com as inscrições abertas

Primeira Corrida para Cadeirantes está com as inscrições abertas
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Primeira Corrida para Cadeirantes está com as inscrições abertas
Primeira Corrida para Cadeirantes está com as inscrições abertas

Dia 03 de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e, para celebrar a data, o grupo Anjos de Araucária, que realiza trabalhos voluntários, está promovendo a primeira Corrida para Cadeirantes, um evento inédito no Município.

De acordo com o organizador, Leandro Andrade, o principal objetivo desta corrida é fazer a sociedade respeitar os direitos dos cadeirantes. “O foco do evento é também a inclusão social, afinal a corrida reunirá vários cadeirantes de todos os cantos do Paraná”, contou. Crianças com necessidades especiais também poderão participar, desde que um responsável empurre a cadeira de rodas, visto que nem todos tem total mobilidade.

Eduardo Aparecido França, de 37 anos, participará da Corrida para Cadeirantes. O atleta é natural de Campo Mourão e teve paralisia infantil quando era ain­da um bebê. Eduardo conta que ainda criança assistia e admirava os jogos paraolímpicos, fator que já cedo impulsionou sua vontade pelo esporte. “Em 2005 localizei alguns parentes em São José dos Pinhais e vim para o Paraná. Lá, conheci a Associação dos Deficientes Físicos (ADFP) e entrei para o time de basquete em cadeira de rodas. Neste período eu também participava de corrida de rua, usan­do minha cadeira comum do dia a dia”, revelou. No fim de 2008, Eduardo saiu do time de basquete e conseguiu uma cadeira de atletismo, logo então começou a participar do circuito regional e nacional, em que conquistou medalhas de ouro e bons resultados de índice.

As vitórias cada vez mais motivaram Eduardo a se dedicar a modalidade, e, em 2010, a Prefeitura de São José dos Pinhais, observando os bons resultados do esportista, concedeu uma nova cadeira de atletismo. “Com o novo equipamento, fiquei em 3º lugar no ranking brasileiro e em 1º lugar no ranking dos jogos Paraolímpicos Paranaenses”, declarou. O atleta contou ainda que sua rotina envolve treinos diários. “Levanto cedo e faço um treino de 5 km, depois vou para o trabalho de cobrador de ônibus. E, mesmo com todas as correrias do dia a dia tenho o objetivo de participar das olimpíadas de 2016”, ressaltou.

Eduardo França irá participar da Corrida para Cadeirantes de Araucária, assim como muitos outros que possuem alguma deficiência física, mas que não tornam a dificuldade uma barreira em suas vidas. O Dia das Pessoas com Deficiência é oficialmente 03 de dezembro, mas a corrida acontecerá no dia 05, sábado, para que as pessoas possam melhor se programar. O evento terá início às 10h na pista de corrida do CSU. As inscrições são gratuitas e estão abertas através da página no Facebook “Anjos de Araucária”, ou pelo telefone 9660-7347. Qualquer pessoa com necessidade especial pode participar.

Texto: Rafaela Carvalho / FOTO: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE