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Exercícios físicos ao ar livre são a melhor opção para deixar o corpo e a mente em forma - notícias da Esporte  - O Popular do Paraná
Em Araucária, há diversas opções para quem deseja praticar atividades outdoor

Quem disse que precisar gastar com academia e personal trainer para ficar em forma? Com a chegada do verão, o clima mais agradável fica muito convidativo à prática de atividades esportivas ao ar livre. Esse tipo de exercício tem se mostrado cada vez mais inspirador e mais benéfico que atividades dentro de ambiente fechado, não apenas para a saúde do corpo, mas também da mente. Isso já foi comprovado em estudos.
Caminhada, corrida de rua, ciclismo, slackline, musculação com o próprio peso do corpo, estes são alguns dos esportes chamados de outdoor, ou seja, ao ar livre. O educador físico Tiago Pereira, diz que essa prática vem ganhando cada dia mais adeptos. “As pessoas entenderam a importância de se exercitar regularmente e, por isso, muitos que não praticavam nenhum esporte por não gostar de ir a academia, acabaram descobrindo uma forma leve e mais descontraída para se cuidar”, diz.
Além da saúde, Tiago também destaca algumas outras vantagens destas modalidades como, por exemplo, economia de tempo e de recursos, sair da rotina, contato com a natureza e vida social. “Esses esportes, além de todas essas vantagens que já foram faladas ainda oferecem a oportunidade de conhecer e se relacionar com outros praticantes”, ressalta.
Em Araucária há diversas opções para quem deseja praticar atividades outdoor como o Parque Cachoeira, CSU (Centro Social Urbano São Francisco de Assis), CEU (Centro de Esportes Unificado), além de algumas praças e academias ao ar livre. “Tem praticantes que gostam de caminhar e correr na rua mesmo, sem ser necessário ir a parques ou praças”, lembra o educador físico.
Dentre todas estas opções o Parque Cachoeira é, sem dúvida, o preferido dos araucarienses. A pista de caminhada e corrida fica lotada todos os dias, especialmente aos finais de semana. “Eu não gosto de academia, por isso venho me exercitar aqui. Além de caminhar e correr eu também aproveito a escadaria que dá acesso ao ginásio para intensificar meu treino. Faço atividades regularmente aqui há uns sete meses e já tive resultados maravilhosos no meu corpo.

Além disso, me sinto melhor, mais disposta e muito mais bem humorada”, recomenda a estudante Carla Beatriz Siqueira.
CUIDADOS
Essa prática de exercícios físicos já demonstrou ser muito benéfica à saúde e ao corpo, porém é necessário tomar alguns cuidados. Não basta colocar um tênis e sair praticando. Tiago destaca que também é importante cuidar da alimentação, evitando ingerir alimentos mais pesados antes do treino e também proteger a pele. “Especialmente no verão em que o sol é mais forte, é fundamental que os praticantes se protejam dos raios solares com bastante protetor solar”, orienta.
Além disso, o especialista diz que é importante beber bastante água, utilizar roupas e calçados confortáveis e também evitar exageros nos exercícios. “Algumas pessoas se excedem e acabam sofrendo lesões como distensões musculares e torções. Por isso é bom ir devagar. Ir sentind o o limite do seu corpo”, diz.
Ele também recomenda que antes de iniciar qualquer tipo de atividade física as pessoas procurem um médico para uma avaliação.

 

Foto: CARLOS POLY

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