Exposição homenageia ex-combatente da guerra | O Popular do Paraná

Exposição homenageia ex-combatente da guerra
Desde domingo, 20 de março, os araucarienses estão tendo a oportunidade de conferir de perto um pouco da história da 2ª Guerra Mundial, através de fotos, medalhas e documentos da época. O acervo faz parte da exposição “Bravos combatentes! Expedicionários de Araucária na 2ª Guerra Mundial”, que está no Museu Tingui-Cuera.

A mostra, segue até o dia 8 de maio e presta uma homenagem ao ex-combatente Pedro de Lima e aos demais expedicionários de Araucária (in memorian), que lutaram durante a 2ª Guerra Mundial. A abertura contou com a presença do prefeito interino Rui Souza, da secretária de Cultura Irene Zanon, demais autoridades e do homenageado Pedro de Lima, acompanhado de familiares.

“A exposição foi uma maneira de homenagear, de uma forma especial, o filho da localidade de Capinzal e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, o senhor Pedro de Lima, que participou do evento. Ele representa hoje os 79 expedicionários araucarienses já falecidos. É um cidadão que recorda com orgulho do seu passado. Cabe a nós enaltecer a sua perseverança em não deixar essa história morrer. Obrigado senhor Pedro de Lima por compartilhar sua história e por ter representado a nossa cidade e o nosso país de forma tão distinta”, destacou Irene.

A secretária também agradeceu as famílias dos pracinhas de Araucária que participaram do evento e todos aqueles que cederam o acervo para compor a exposição.

Mais homenagens

Ainda durante a abertura da exposição, Pedro de Lima entregou um quadro que mandou confeccionar para registrar a trajetória dos brasileiros na 2ª Guerra Mundial e para ho­menagear seu companheiro de guerra, Constatino Maroki, natural de Campo Largo, que foi o primeiro paranaense morto em ação na campanha da Itália. O quadro foi doado para o acervo do Museu Tingüi-Cuera.

Serviço

O Museu Tingui-Cuera fica no Parque Cachoeira e está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Divulgação PMA

Compartilhe esta notícia: