Fortalecimento do comércio local

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O comércio local sempre foi uma das principais forças do país, sendo responsável por aproximadamente 52% da geração de empregos formais. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que 27% da riqueza brasileira é gerada por este setor, que alia bons preços e facilidade de acesso para a população.

Apesar de sua importância, é um setor extremamente sensível a crise econômica brasileira e nesse primeiro trimestre o país apresentou uma retração acumulada de 3% nas vendas do comércio em relação a 2016. No Paraná, que segue como uma exceção no Brasil e obteve um crescimento de 2,5% em sua economia neste período, o setor tem apresentado uma recuperação gradual e mais rápida que a maioria dos estados.

Isso ocorre devido ao tra­balho e visão de negócios de empresários e comerciantes aliados a políticas estaduais destinadas ao segmento, como os recursos de microcrédito e financiamentos da Fomento Paraná e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), bem como ações com foco no empreen­dedorismo do programa Bom Negócio. São iniciativas que caminham em conjunto com os projetos municipais para ampliar o setor e estimular a população a comprar no comércio local.

Com a proximidade de uma data comemorativa como o Dia dos Pais, que normalmente apresenta crescimento nas vendas e cria novas oportunidades de negócios, temos diante de nós a possibilidade de fortalecer ainda mais este segmento econômico, que irá se reverter em melhorias para a cidade.

Priorizar o comércio local gera um ciclo benéfico para todos, uma vez que ajuda a aquecer a economia, o que contribui para a geração de empregos e renda, permite o recolhimento de tributos municipais, que geram investimentos nas mais diferentes áreas e setores de cada comunidade, e estimula o giro da moeda na região. É um cenário em que valorizamos os nossos bens e criamos condições para que toda a comunidade seja incluída no crescimento econômico e estrutural.

Somado a isso, este segmento é marcado por uma carac­terística única que é o vínculo com a comunidade, o que estimula o diálogo entre comerciantes e consumidores, permitindo a comparação de preços e sugestões que irão torná-los mais competitivos e indicarão o caminho para a constante melhoria e variedade de seus produtos, serviços e atendimentos.

Temos no comércio local uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer município e valorizá-lo é criar condições para a melhoria da qualidade de vida, condições de investimento e oportunidades profissionais para os cidadãos.

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