Compartilhe esta notícia
Fórum de Combate ao Racismo critica uso de personagem negro em promoção de loja - notícias da Geral  - O Popular do Paraná
Personagem da Nega Fulô não agradou

 

Na sexta-feira, 17 de agosto, a filial do Mercado Móveis em Araucária promoveu um evento especial onde entregou um automóvel para a ganhadora do 2º carro premiado da loja. Para organizar a festa, o MM contratou uma empresa especializada em animações de eventos, com a participação de vários personagens, entre eles a Nega Fulô. Mas o que era para ser apenas uma comemoração, acabou gerando um constrangimento para a empresa.

O Fórum de Combate ao Racismo de Araucária achou ofensivo o uso da imagem de uma mulher negra em uma condição, segundo a entidade, pejorativa e de ridicularização. “Foi um absurdo a maneira como eles expuseram a condição da mulher negra, isso é crime racial, o fato de tirar risos que naturalizam o que está ali impregnado: o racismo. O blackface, que enaltece retratos caricatos de indivíduos negros, reforça estereótipos e discrimina”, argumentou um dos integrantes do grupo. Diante do fato, o Fórum, através de seu departamento jurídico, pretende notificar a loja, pedindo explicações sobre o ocorrido.

A gerência da filial de Araucária justificou que não teve intuito nenhum de ofender ninguém. Disse que apenas contratou uma empresa Idônea para fazer a animação e que esta possui no seu elenco vários personagens, entre eles a Nega Fulô. “Poderíamos ter escolhido vários outros personagens, mas jamais iríamos imaginar que isso fosse ofender alguém. Era para ser apenas um momento de muita emoção e surpresa, pois entre as 240 unidades que o MM possui, tivemos a felicidade de uma cliente da nossa filial de Araucária ter sido a vencedora. De qualquer forma, ficaremos mais atentos para que em promoções futuras, tenhamos o cuidado de não ofender ninguém”, esclareceu a gerência.

Foto: divulgação

Publicado na edição 1127 – 23/08/18

Compartilhe esta notícia