Frequentadores da feira delatam sujeira

A feirinha gastronômica que acontece ao lado do terminal rodoviário central todas as quartas, quintas e sextas-feiras e que é considerada como uma alternativa de lazer para grande parte da população, está sendo alvo de críticas por parte de alguns frequentadores. Eles alegam que estão indignados com a sujeira naquela área de comércio livre.

“Ultimamente o local tem ficado muito sujo, com cheiro de gordura no ar, papéis e até restos de comida pelo chão. Não digo que isso seja culpa dos feirantes, mas provavelmente de algumas pessoas que passam por lá e acabam emporcalhando o local”, disse uma das reclamantes.

Outra pessoa que fez críticas, falou que tem momentos em que as lixeiras ficam transbordando e o lixo acaba caindo pra fora. “Será que a Prefeitura não poderia colocar alguém para ajudar os feirantes a esvaziar as lixeiras, uma vez que eles lidam com alimentos e não poderiam fazer isso por causa da falta de higiene?”, comentou.

Fiscalização
Sobre o problema, a Prefeitura de Araucária informou que o serviço de limpeza é de responsabilidade dos feirantes, cabendo ao município fiscalizá-lo, conforme o decreto municipal nº 24083/2011, que regulamenta as feiras livres volantes do município. Servidores da administração municipal vistoriam o local todos os dias em que a feirinha é realizada (de quarta a sexta-feira) e comunicam aos feirantes as irregularidades encontradas, sendo que o não cumprimento das normas de segurança alimentar fica sujeito a sanções.

Além de fiscalizar, a Prefeitura também orienta os feirantes com relação às normas que preservam a saúde e a segurança dos consumidores. Esta semana, servidores da administração municipal conversaram com os feirantes e estão sendo estudadas melhorias no serviço de limpeza. Servidores e feirantes também informaram que têm conversado com os frequentadores da feirinha para que o lixo seja descartado de forma adequada, ou seja, nas lixeiras.