Compartilhe esta notícia

Genildo Carvalho será o secretário de Governo de Hissam - notícias da Política  - O Popular do Paraná
Genildo é considerado o responsável por ter introduzido Hissam na política

Eleito no último dia 2 de outubro, Hissam Hussein Dehaini (PPS) já começa a definir alguns nomes que integrarão seu primeiro escalão. Esta semana, por exemplo, soube-se que – de fato – ficará com o presidente municipal do PPS, Genildo Carvalho, o comando da Secretaria Municipal de Governo (SMGO).

O nome de Genildo não é necessariamente uma surpresa, mas serve para afugentar alguns boatos de que ele estaria desgastado com o prefeito eleito. Sua escolha também demonstra que Hissam não está muito disposto a dar passos em falso já no início de sua gestão. Isto porque Genildo, sem dúvidas, é o mais preparado integrante do grupo político do empresário, pelo menos no que diz respeito ao meio político.

Na Secretaria de Governo, Genildo terá a missão de conduzir o relacionamento da administração de Hissam, tanto com a Câmara de Vereadores como com as demais secretarias municipais. Institucionalmente, cabe a SMGO servir de anteparo do gabinete do prefeito. Todos os processos de licitação e demais procedimentos administrativos necessariamente precisam passar pela pasta antes de ir para análise final do prefeito.

E é justamente por conta da importância administrativa da Secretaria de Governo que Genildo se mostra o nome ideal para ocupá-la. Militante político há mais de vinte anos, ele co­nhece os bastidores do Poder em Araucária, além de transitar bem em vários setores. Genildo também tem acesso fácil a outros níveis de governo, como o Estado e a própria União, já que possui uma relação muito próxima com o deputado federal Rubens Bueno (PPS).

Próxima semana

Ainda conforme apurou nossa reportagem, a intenção de Hissam é anunciar o nome de novos secretários municipais já na próxima semana. Isso porque ele já gostaria de iniciar o mês de novembro com as principais pastas já definidas, de modo que essas pessoas possam se inteirar das dificuldades que terão que enfrentar a partir de janeiro.

Equipe de transição

Se, por um lado, Hissam parece preocupado em preparar sua equipe para assumir a Prefeitura, por outro, o prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PTC) anda se enrolando mais do que o necessário para atender ao pedido do empresário para que seja nomeada uma equipe de transição. O ofício solicitando a comissão já foi feito há praticamente quinze dias e até o momento nada de o chefe do Executivo atendê-lo. Essa demora, é bom que se diga, não é salutar nem para o governo atual como para o novo. Isso porque, sem acesso pleno aos dados de contratos de serviços contínuos, dados contábeis e coisas do gênero, é grande a chance de que haja interrupção de políticas públicas essenciais tão logo o novo governo assuma.

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Marco Charneski

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio