Menos de dois anos após retomar as operações de produção de aço na unidade localizada no município de Araucária, que hibernava desde 2014, a Gerdau anunciou uma nova hibernação, já a partir do próximo dia 31 de maio. A empresa justificou que a decisão reflete o foco em ativos com maior rentabilidade e a estabilidade da demanda por aço no mercado brasileiro em níveis elevados, porém abaixo do patamar registrado no período de 2020-2022, fato que na época levou a Companhia a retomar as atividades da unidade paranaense.
A Gerdau explicou ainda que, embora o processo de hibernação tenha iniciado, o atendimento aos clientes segue inalterado. Interpelada pela reportagem do Jornal Popular sobre possíveis demissões de colaboradores diante da hibernação da unidade de Araucária, a empresa não se manifestou.
Relembre
Em 2021, quando o país atravessava uma crise econômica, a Gerdau anunciou a retomada das operações de produção de aço na unidade de Araucária, alegando a necessidade de otimização do fornecimento do seu portfólio de produtos aos clientes de todo o País. Também como parte do plano de reativação da unidade, 300 empregos diretos e indiretos foram gerados.
Na época, a unidade de Araucária hibernou porque a demanda pelo produto havia caído no Brasil, na esteira do desaquecimento da construção civil.
Foto: Marco Charneski.
Edição n. 1362