Por enquanto, a escolinha de Ginástica Rítmica conta com 93 alunas e 15 atletas que representarão o município nas competições de 2014
As alunas deixarão o barracão da SMEL nos próximos dias
Alguns boatos fizeram com que as alunas de ginástica rítmica do município ficassem incertas a respeito do futuro da modalidade em Araucária. De acordo com a mãe de uma das ginastas, o contrato de locação do atual barracão utilizado para treinos teria encerrado este ano e não seria renovado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
De acordo com o secretário Olizandro Junior, o espaço utilizado atualmente na Rodovia do Xisto custa quase R$ 8 mil por mês aos cofres públicos e, por isso, a Prefeitura decidiu procurar um local mais barato para a realização dos treinos. “Esse aluguel era absurdo e nós nem podíamos abrir o barracão no período noturno, então encerramos o contrato e já estamos procurando outro lugar para a realização das aulas”, afirma o secretário.
Segundo ele, esses treinamentos devem acontecer a partir de abril em um grande barracão na Avenida dos Pinheirais, no Capela Velha. “O espaço lá é muito bom, poderemos oferecer aulas em todos os períodos do dia e ainda estaremos mais próximos dos bairros da cidade”, informa.
No entanto, ele explica que as negociações ainda não foram encerradas e, por isso, as alunas serão atendidas provisoriamente na Escola Archelau de Almeida Torres. “Na última sexta-feira nós estivemos conversando com a diretora da escola e firmamos parceria para trabalhar com crianças à tarde e à noite”, conta.
De acordo com a diretora Maria Helena, a instituição já oferecia a modalidade em 2013 para seus alunos. No entanto, a mudança trará benefícios, já que uma professora especializada será a responsável a partir de agora. “A proposta é atender nossos alunos durante o dia e a comunidade no período noturno”, informa.
Decisões
Para o secretário, a mudança deve beneficiar um número maior de araucarienses com a oferta de novas modalidades. “Nosso foco na escola será a ginástica rítmica, mas vamos colocar outros esportes porque quero atender no mínimo 300 crianças”, ambiciona. Além disso, Junior adianta que a GR também será oferecida no CSU e no Parque Cachoeira nesse período.
Dúvidas
As aulas devem acontecer provisoriamente na Escola Municipal Archelau de Almeida Torres
De acordo com a diretoria da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres, as aulas devem começar no novo espaço nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, entretanto, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não confirmou a informação e também não soube informar como acontecerão as matrículas.
O que se sabe é que a SMEL prometeu realizar uma reunião com as mães das ginastas araucarienses para explicar a situação. “Estamos esperando este momento para entendermos o motivo da mudança e, então, daremos nossa opinião a respeito”, informaram as mães das ginastas do município.