Pesquisar
Close this search box.

Guarda Municipal monitora área com ameaça de invasão

Guarda Municipal, Meio Ambiente e Defesa Civil fizeram vistoria na área e monitoramento segue, a fim de evitar nova invasão. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Guarda Municipal monitora área com ameaça de invasão
Guarda Municipal, Meio Ambiente e Defesa Civil fizeram vistoria na área e monitoramento segue, a fim de evitar nova invasão. Foto: divulgação

Desde o dia 9 de fevereiro, a Guarda Municipal de Araucária vem monitorando uma área com risco de invasão, localizada no final da Rua Arapongas, às margens do Rio Passaúna, no bairro Capela Velha. No local, os invasores já estavam cortando árvores e fazendo a limpeza, inclusive havia demarcação de lotes, com fitas zebradas. O terreno que estava sendo ocupado é uma APP – Área de Preservação Permanente, por isso, precisa de autorização dos órgãos ambientais competentes para que se possa realizar qualquer intervenção.

Uma equipe formada pelo secretário do Meio Ambiente Vitor Cantador, a diretora geral da Secretaria Municipal de Segurança Jaqueline Dias, o diretor operacional da Guarda Municipal Hélio Gomes e o coordenador da Defesa Civil do Município Dirley Tokarski, esteve no local para fazer uma avaliação conjunta da situação. Segundo levantamento da SMMA, já foram desmatados 1.500m² naquela área.

Parte das árvores cortadas foram usadas pelos invasores para fazer uma ponte sobre o Rio Passaúna. “A ponte de acesso foi retirada e a Guarda Municipal vem acompanhando diariamente a situação, elaborando relatórios com fotos. Até o momento, não houve mais avanços na invasão. Segundo apuramos no local, os invasores são oriundos do estado de São Paulo”, explicou a diretora Jaqueline Dias.

O coordenador da Defesa Civil Tokarski, explicou que além de ser uma área de preservação, é considerada área de alto risco por conta da barragem do Passaúna, classificada como ZAS (Zona de Auto Salvamento).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1299 – 17/02/2022