Araucária PR, , 26°C

Hospital comemora os resultados obtidos desde sua fundação

Hospital comemora os resultados obtidos desde sua fundação
Hospital comemora os resultados obtidos desde sua fundação

No dia 7 de setembro de 2008, o Hospital Municipal de Araucária (HMA) abria suas portas para aten­der a população araucariense que necessitava de atendimento médico-hospitalar de baixa e média complexidade. Passados oito anos, o hospital ultrapassa a marca de um milhão de atendimentos, com média de 90% de usuários satisfeitos.

Estruturado para ser um centro de referência para a saúde pública da cidade, o HMA registrou em seus oito anos de atividades, pouco mais de 1 milhão de atendimentos. Isso representa uma média mensal de 510 internações, 150 partos, 10.000 exames, 190 cirurgias, 1.000 atendimentos ambulatoriais e 1.700 atendimentos no Pronto Socorro geral e obstétrico.

Com 100 leitos para internação, sendo 19 de terapia intensiva (adulto e neopediátrica), e taxa geral de ocupação de 80%, o HMA atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Indo na contramão da realidade da maioria das instituições de saúde pública no país, o hospital preza por um atendimento de qualidade e humanizado.

Segundo dados do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que avalia periodicamente a opi­nião de pacientes e acompa­nhantes, nos últimos meses, a média geral de satisfação geral ficou em 91,25%. Um importante indicador para demonstrar o resultado do trabalho de uma equipe que conta com quase 550 profissionais, entre eles 120 médicos que atendem em 10 especialidades diferentes.

Desde novembro de 2014, o hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvi­mento Social e Humano (INDSH), entidade filantrópica sem fins lucrativos, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem implantando um modelo de gestão que preza pela excelência. Para isso, a direção investe em programas de treinamento e ou­tras ações voltadas à qualidade do aten­dimento e assistência segura aos pacientes.

Em julho deste ano, inclusive, o HMA foi premiado pela Secretaria Estadual de Saúde como um dos melhores projetos de gerenciamento de riscos assistenciais em hospitais públicos do Paraná. Um prêmio para o hospital e para toda a população que utiliza seus serviços.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: divulgação

Leia outras notícias