Ao contrário do que vem sendo questionado por algumas gestantes, o Hospital Municipal de Araucária não proibiu a presença de acompanhantes nas consultas e outros procedimentos. Pelo contrário, o direito ao acompanhante na maternidade está garantido por lei, porém, com o atual cenário que estamos enfrentando com a pandemia do coronavírus, o HMA tem orientado as futuras mamães a evitarem a presença do acompanhante.
Além das gestantes, idosos acima de 60 anos e menores de 18 anos também poderão ser acompanhados por outra pessoa. A única exceção é para os casos em que o acompanhante apresente sintomas da Covid-19, este deverá manter o isolamento social.
Para evitar qualquer tipo de mal entendido, ou de confusão com as informações, a instituição tem reforçado a comunicação para toda a população, explicando que o que está suspenso neste momento são as visitas e que a presença do acompanhante é permitida sim.
Cuidados necessários
As visitas em todas as unidades de internação hospitalar estão temporariamente suspensas. Diariamente, no período da tarde, as equipes médicas informam o Boletim Médico para os familiares, via telefone. As visitas religiosas também estão suspensas.
Os pacientes que procuram o HMA também são orientados a manterem o distanciamento de 1,5 metro e respeitarem as regras de proteção contra a Covid-19, como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e uso de máscaras.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1246 – 28/01/2021