Na manhã de terça-feira, 23 de fevereiro, mais nove gestantes que fazem o acompanhamento de pré natal pela rede municipal de saúde participaram do Plano de Parto do Hospital Municipal de Araucária. Entre os assuntos abordados nas palestras estão a amamentação, preparo psicológico para o parto, o momento do parto, o fluxo com a Covid-19, acolhimento no serviço social e pós-parto. Ao final, as gestantes fazem perguntas e esclarecem dúvidas e também visitam algumas dependências do HMA.
“É uma forma de aumentar a autonomia da mulher em saber o que é melhor para ela na hora do parto, bem como, deixar a gestante mais segura e tranquila”, explica a enfermeira e coordenadora da saúde da mulher, Priscila Berveglieri.
Gisele Kawa da Silva, 31 anos, participou do Plano de Parto e elogiou a iniciativa. “Eu acho super importante esse aprendizado que estamos tendo aqui. Me sinto muito mais tranquila”, disse.
Se você é gestante e quer participar ou obter mais informações sobre o Plano de Parto do HMA, procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para fazer a inscrição.
Retornando
O treinamento fornecido pela HMA, que já era oferecido anteriormente, estava suspenso por conta da pandemia, e voltou a ser realizado na terça-feira, 19. A turma que abriu o calendário de 2021 foi formada por um grupo com 10 grávidas.
As aulas são ministradas por profissionais multidisciplinares, que integram o quadro de colaboradores do hospital: enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, médica, nutrição e assistência social. O Plano de Parto é uma orientação do Ministério da Saúde para os estabelecimentos que tenham maternidade.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1250 – 25/02/2021