IAP volta atrás e proíbe a captura do bugio no Condomínio Residencial Araucária Park, O Popular do Paraná
Foto: Marco Charneski

 

Uma força tarefa que deveria acontecer nesta segunda-feira, 19 de novembro, para captura do macaco da raça bugio, que na quarta-feira passada, 14, atacou uma bebê e sua mãe, no Condomínio Residencial Araucária Park, localizado na Avenida Independência, bem próximo ao Cemitério do Boqueirão, foi cancelada por ordem do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e da Força Verde já estavam se dirigindo ao local, com todos os equipamentos necessários para a captura do animal, inclusive os dardos tranqüilizantes para a imobilização, quando a ordem do IAP chegou.

Segundo o secretário municipal da SMMA, Victor Cantador, o Instituto teria voltado atrás da decisão de capturar o bugio e ainda informou que o condomínio deverá ser multado, já que seus moradores estariam alimentando o animal. “Estava tudo acertado, inclusive um biólogo iria nos acompanhar, mas o IAP recuou, mesmo com o episódio da criança e da mãe feridas. A secretaria, inclusive, já havia comunicado o IAP, em 9 de novembro, do risco que o bugio traz aos moradores, já que com freqüência visita o condomínio e entra nos apartamentos. Agora estamos de mãos atadas e vamos aguardar as próximas medidas”, argumentou Victor.

O ataque

A bebezinha de um ano e dez meses foi atacada pelo macaco enquanto brincava com a irmã de sete anos, ambas sob a supervisão da mãe, que saiu da sala para apanhar algo em outro cômodo. Nesse instante, o bugio entrou pela porta da sacada e foi em direção a criança, mordendo-a na cabeça. Ela caiu e, com a pata, o macaco causou outro ferimento na sua testa.

A mãe voltou correndo à sala, apanhou o animal pela pelagem e o jogou para fora, momento em que também foi ferida no braço. A bebezinha teve que ser levada às pressas para o hospital, onde passou por uma cirurgia plástica para reconstrução de parte do couro cabeludo. Ela segue em recuperação.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe