Pesquisar
Close this search box.

Idosos são incentivados a usar HMA em casos de urgência e emergência

Pessoas com mais de 60 anos podem procurar o hospital em urgências/emergências
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Pessoas com mais de 60 anos podem procurar o hospital em urgências/emergências
Pessoas com mais de 60 anos podem procurar o hospital em urgências/emergências

Para dividir o fluxo de pacientes que utilizam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), diminuir o tempo de espera e otimizar o atendimento, os pacientes da terceira idade (com mais de 60 anos) que encontrem-se em situação de urgência/emergência, podem procurar diretamente o Hospital Municipal de Araucária (HMA) a partir de agora. Até então o incentivo para usar o pronto-socorro do local sem encami­nhamento prévio de outros serviços de saúde era apenas para gestantes em situações de urgência e emergência.

A medida deve ajudar a desafogar o fluxo de pacientes da UPA. Uma informação que deve ser ressaltada é que os pacientes dos dois locais passam por ava­liação e recebem classificação de risco para atendimento. Então os casos mais urgentes e emergentes têm prioridade no atendimento. Pacientes que podem aguardar atendimento devem procurar as unidades básicas de saúde.

São exemplos de situações de emergência as que colocam em risco a vida do paciente, como infarto, derrame, falta de ar, dor no peito, crises convulsivas, sangramentos intensos e etc. Os casos de urgência são aqueles nos quais o paciente apresenta um grande desconforto, mas não têm risco de morte, só que necessitam de atendimento nas primeiras horas. São alguns exemplos: pneumonia, fratura, pressão alta e desmaio.