Incêndios ambientais tem acontecido com frequência em Araucária
Incêndios provocam sérios danos ao meio ambiente

 

Na última semana, o Corpo de Bombeiros registrou em Araucária cerca de 12 incêndios ambientais. Segundo o sargento Brito, ultimamente casos de incêndio em vegetação estão acontecendo diariamente e diversos fatores podem ocasionar as chamas.

“Nessa época do ano, de julho a setembro, há aumento de incêndios ambientais. No ano passado, por exemplo, em julho foram registrados 60 incêndios, em agosto 20 e em setembro 16, num total de 140 no ano”, disse o tenente Hreczuzk. Segundo ele, fatores que podem contribuir para estas ocorrências partem desde o clima até mesmo a ação humana. “Essa época do ano é favorável a isso, a baixa umidade relativa do ar, que faz com que um pequeno foco de incêndio se espalhe rapidamente, as poucas chuvas, e ainda bitucas de cigarro jogadas no chão e também queima de mata ou folhas”, disseram as autoridades.

Para evitar tais incêndios, algumas atitudes podem ser tomadas. Desde não queimar lixo ou qualquer material inaproveitável, visto que o fogo pode sair do controle. Não jogar qualquer tipo de objeto em chamas no mato seco. Contudo, mesmo que seja necessário colocar fogo em algo, é importante realizar um acero, ou seja, uma faixa sem material combustível para evitar que a chama alastre-se.

 

Foto: divulgação