Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Derevecki apresenta a ascensão da carreira do músico, no ano de 1965, a partir da cobertura jornalística feita pelo já extinto “Jornal do Brasil”. Foto: divulgação

Conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira, Chico Buarque é fonte de inspiração não apenas no cenário musical. O jornalista araucariense Daniel Derevecki, lançou recentemente sua primeira obra literária intitulada “Chico Buarque no Jornal do Brasil: um artista em construção”. Disponível para compra pela Editora CRV, na versão impressa ou digital, o livro apresenta os anos iniciais da carreira do músico em 1965, até a promulgação do AI-5, em 1968.

Em uma linguagem dinâmica e agradável, que desperta o interesse de músicos e também do público em geral, “Chico Buarque no Jornal do Brasil: um artista em construção”, é fruto da dissertação de mestrado do mestre em música, realizada na Universidade Estadual do Paraná. A publicação trata da carreira do artista brasileiro nos seus primeiros anos de trabalho no cenário musical, a partir das menções de seu nome no “Caderno B”, uma entrevista com Vinicius de Moraes, que tratava dos rumos da Bossa Nova e da MúsIca Popular Brasileira no já extinto “Jornal do Brasil”.

“Discuto algumas dicotomias, como a tradição e a modernidade na música popular, o regime militar e o recrudescimento do regime. Meu recorte histórico vai desde a primeira menção ao nome do Chico Buarque no Jornal do Brasil, até a promulgação do AI-5, em 1968”, conta o autor.

Serviço

A obra trata de um período importante da história do país, tendo como perspectiva uma figura pública nacionalmente adorada, presente no debate político, vista por meio de um veículo de notícias relevante como o “Jornal do Brasil” na época.

“Chico Buarque no Jornal do Brasil: um artista em construção” está à venda pelo site da Editora CRV a partir R$39. Acesse o link https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36558-chico-buarque-no-jornal-do-brasil-brum-artista-em-construcao e adquira o seu.

Texto: Katty Ferreira

Publicado na edição 1285 – 28/10/2021

VEJA TAMBÉM