Jornalista venezuelano dá aulas de idiomas para recomeçar a vida no Brasil

José dá aulas através do Skype e do Whatsapp. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Jornalista venezuelano dá aulas de idiomas para recomeçar a vida no Brasil
José dá aulas através do Skype e do Whatsapp. Foto: Marco Charneski

No dia 8 de fevereiro deste ano, o venezuelano José Daniel Fuentes, 35 anos, desembarcou no Brasil, para tentar a vida, já que seu país atravessa uma grave crise socioeconômica e política. José é um dos milhares de venezuelanos que escolheram o Brasil para recomeçar a vida. Mas a história do morador de Anaco, talvez seja um pouco diferente dos que apenas saíram do país vizinho e vieram se refugiar aqui, sem nenhuma expectativa de trabalho.

Atualmente José trabalhava na Rádio Nacional da Venezuela, mas após um ano e meio, percebeu que com a crise piorando cada vez mais, seu país já não oferecia mais oportunidades e nem condições dignas para se viver. Então começou a enviar currículos para empresas de vários países, até que uma empresa brasileira entrou em contato para marcar uma entrevista de emprego. Como ele morava em outro país e não tinha muitas condições financeiras para viajar, a empresa realizou a entrevista via Skype. Ele foi aprovado e convocado para fazer um treinamento e um curso que ele teria que custear, no Brasil. Sem dinheiro, organizou uma espécie de campanha via Facebook e conseguiu arrecadar parte do que precisava para pagar as passagens e o curso.

Tudo parecia ir bem, José estava empolgado, até que o inesperado aconteceu. O venezuelano morava no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, de favor, na casa de uma amiga, mas ficou lá por apenas um mês. Então alugou um pequeno quarto em uma pensão, no Centro de Curitiba, onde acabou sendo assaltado e perdeu todos os documentos que havia preenchido para conseguir a vaga na empresa. “Perdi a vaga porque não tinha mais os papéis, mas pra minha sorte, quando assaltaram meu quarto e roubaram minha mochila, minha identidade brasileira estava no bolso”, relatou José.

Ele conta que ficou desesperado e saiu da pensão, porém, não sabia o que iria fazer, pois havia perdido a grande chance de encontrar um trabalho, e estava praticamente sem dinheiro. “Lembrei de um professor que havia conhecido dias antes, na Universidade Federal, quando procurava informações sobre o curso de português gratuito para estrangeiros. Liguei pra ele, contei minha situação, e então o professor me convidou para ir morar com ele, no bairro Capela Velha, em Araucária, até que minha situação melhorasse”, disse.

José então teve a ideia de dar aulas particulares de Inglês, Espanhol e Alemão básico, línguas que aprendeu quando viveu em outros países, para conseguir levantar um dinheiro. “Com meus primeiros alunos, juntei um dinheiro, paguei o professor e aluguei um quarto no bairro Cachoeira, onde moro atualmente. Minhas aulas são via Skype ou Whatsapp, como o aluno preferir. O que ganho ainda é muito pouco, mal consigo sobreviver, mas espero conseguir mais alunos e aumentar minha renda, pois quero ficar no Brasil, o país que me acolheu”, comentou.

Serviço

Se você tem interesse em fazer aulas particulares de Inglês, Espanhol ou Alemão Básico, se informe com o jornalista José Daniel Fuentes, através do telefone (41) 99863-6528 ou pelo Facebook.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1178 – 29/08/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE