Jovem artista busca transformar a vida de pessoas por meio do desenho

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Julia Malc Barbosa, 18 anos, é uma artista curitibana, que vem se destacando pelo seu talento artístico. Sempre apaixonada pelas artes, a jovem foi conquistando seu espaço e atualmente está na equipe de artistas autistas da @Coglifearts, uma plataforma com artes para crianças e jovens artistas. Por meio desta plataforma, ela participou de uma seleção para ilustrar uma bolsa para a escola de teatro musical @alegresse, e foi selecionada.
“Realizei minha primeira exposição ‘Dois Olhares sobre o Verde’ em novembro de 2021, no @quintanagastronomia. Depois disso, participei de um projeto solidário de ilustradores do Ajudaris Histórias, uma ONG de Portugal”, relata a desenhista, que também atua como estagiária de desenho do espaço @lunasaude Aba, atendendo três alunos autistas.
O desenho sempre fez parte da vida da Julia. Desde a infância, ela conta que assistia vários desenhos animados e filmes e sempre quis desenhá-los, então começou a desenhar coisas que vinham na minha mente. “Cada vez que eu imaginava alguma coisa, eu queria criá-la para todos verem. Na escola, eu nunca lanchava ou brincava com outras crianças, tudo que eu fazia era ficar na biblioteca desenhando. Em casa, eu fazia uma bagunça com a arte, rabiscava os livros do papai e o teto da sapateira do quarto dos meus pais (Julia é filha dos médicos Dr Janiro Zattoni Gomes Barbosa e Dra Josiane Cristina Malc Gomes Barbosa). Com o passar do tempo, conheci meu professor de Artes, o Sampaio, que me ajudou a melhorar minhas habilidades e sempre que me ensinava, eu ficava cada vez melhor”, relembra a jovem.
Aos 16 anos, Julia disse que a sua terapeuta vocacional falou que ela era diferente dos outros alunos da escola e que isso era bom. “Então eu resolvi perguntar aos meus pais se era verdade ou não, e sabe o que eles disseram? Que sou autista! E ao ouvir isso, me senti especial e algumas coisas passaram a fazer sentido. Atualmente, a cada dia que passa, aprendo coisas novas e tenho um sonho de ser artista e escritora para poder mostrar ao mundo quem sou e, assim, ajudar a combater todo tipo de preconceito”, comemora.

Artista participará de exposição na Gibiteca de Curitiba

Na sexta-feira, 1º de julho, Julia Malc Barbosa, que tem como professor e mentor é o artista plástico Nilson Sampaio (@sampaioartista), irá participar da exposição A(u)rtistas, que vai apresentar as várias visões do autismo, por pessoas autistas. A mostra acontecerá na Gibiteca de Curitiba, sob organização do núcleo paranaense do ABRAÇA (Associação Brasileira de Pessoas Autistas), em parceria com a Gibiteca de Curitiba da FCC, SMCS (Comunicação Social) e GDPD (Departamento da Pessoa com Deficiência).
“Aproveito para divulgar meu blog ‘histórias de uma garota _sinistra’ no qual escrevo histórias desde 2017. Divulgo meus trabalhos pelo meu Instagram @juliamalcbarbosa, lá vocês encontrarão uma visão especial da arte regada a muita imaginação”, convida a artista.

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE