Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Rogério representará o Brasil no Mundial de Karatê da WKF
Rogério representará o Brasil no Mundial de Karatê da WKF

Representar o município nos torneios estaduais ou mesmo o estado nas competições nacionais é uma grande oportunidade. No entanto, a tarefa é ainda mais desafiadora quando se tem a responsabilidade de lutar em nome do país. Esse é o objetivo do karateca Rogerio Emerick e do técnico João Carlin Padilha, que viajaram nesta segunda-feira, 27 de outubro, para a 22ª edição do Mundial de Karate da WKF (World Karate Federation). O evento é o maior da modalidade e acontece entre os dias 5 e 9 de novembro na cidade de Bremen, na Alemanha.

Ainda na segunda-feira, os araucarienses encontraram o restante da delegação brasileira na cidade paulista de Campinas, onde receberam as coordenadas a respeito da viagem e a agenda de treinos que segue até dia 4. Depois dessa data, os atletas lutam pelos melhores resultados entre 1.000 concorrentes de quase 150 países.

De acordo com o treinador, o evento é o mais importante do mundo. No entanto, Rogerio e os demais karatecas brasileiros estão prontos para a luta. “Nos empenhamos muito para essa competição. Não vai ser brincadeira, mas acreditamos no nosso potencial”, afirma o sensei, que destaca a participação de Araucária no cenário mundial da modalidade. “Graças ao desempenho do Rogério e de diversos atletas, Araucária hoje é reconhecida e respeitada no Brasil e no mundo. Então, sabemos que ele nos representará muito bem”, garante.

Quanto às despesas de viagem, os araucarienses contam com o auxílio da Confederação Brasileira e também da Prefeitura de Araucária, que parabeniza o desempenho dos representantes. “Ter um karateca nosso levando o nome da cidade para todo o mundo é, sem dúvida, uma grande honra”, disse o prefeito Olizandro.

No Paranaense

Os karatecas conquistaram 39 medalhas na 4ª fase do Paranaense
Os karatecas conquistaram 39 medalhas na 4ª fase do Paranaense

No entanto, esse não é o único motivo de comemoração para o karatê da cidade. Além de ter dois representantes no Mundial, muitos atletas têm se destacado em competições importantes da região como o 42º Campeonato Paranaense. A 4ª fase do evento aconteceu no último sábado, 25 de outubro, na cidade de Campo Mourão, e contou com 28 atletas araucarienses.

De acordo com o sensei João Carlin, todos foram muito bem e tiveram a alegria de trazer para casa 17 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze. “Assim, ficamos em 3º lugar geral dessa fase com excelentes resultados”, comemora.

Segundo ele, também foi muito bom ver atletas iniciantes chegando aos pódios e mostrando que o município continua formando vencedores. “Um exemplo é a Emily Amorin, que conquistou sua 4ª medalha de ouro no campeonato com apenas dez anos de idade”, comenta o professor, que agradece o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e também da Prefeitura de Campo Mourão. “O município anfitrião deu alimentação para todos os atletas que participaram, o que é um exemplo a ser seguido por outras cidades-sede”, finaliza.

Homenagem

O atleta Roger Antunes faleceu na última semana após uma parada cardíaca
O atleta Roger Antunes faleceu na última semana após uma parada cardíaca

Os karatecas da cidade dedicam os resultados da 4ª fase do Campeonato Paranaense ao atleta e amigo Roger Antunes, de 13 anos, que faleceu na madrugada da última quarta-feira, 22 de outubro, após uma parada cardíaca.

De acordo com o sensei João Carlin Padilha, o adolescente praticava karatê há seis anos no Núcleo Esportivo do CAIC aos cuidados do professor Caetano. “Aqui deixamos nossos sentimentos a todos os familiares”, finaliza.

Texto: Raquel Derevecki / Foto: Geraldo de Paula / Divulgação

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM