Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Os usuários do TRIAR que utilizam as linhas Thomaz Coelho, Califórnia/CSU, Ipês/Jatobá e Vital Brasil começarão a andar de ônibus zero quilômetro a partir dos próximos dias. É que estão em fase final de preparação seis veículos novos adquiridos pela Sharp Transportes e que substituirão alguns carros mais antigos em operação no chamado lote norte.

Os seis veículos zero quilômetro têm chassi Iveco, ano 2020/2021 e a famosa carroceira CAIO modelo Apache Vip IV. Outra novidade nesses veículos é que eles são equipados com carregadores USB para que os passageiros possam recarregar seus aparelhos celulares.

A Sharp explicou também que todos os seis carros novos são equipados com renovadores de ar, que possuem a função de aumentar o fluxo de ar dentro do ônibus, trazendo mais conforto e segurança aos passageiros. Além disso, esses veículos têm capacidade para 42 passageiros sentados, sendo que todos os bancos são estofados.

Os novos ônibus chegam ao sistema TRIAR mesmo com a Sharp ainda operando suas linhas por meio de um contrato emergencial. Exatamente, o contrato de concessão definitivo não pode ser assinado até o momento porque a empresa que perdeu a licitação acabou apelando ao Poder Judiciário. Mesmo sem assinar o contrato definitivo ainda, a Sharp faz planos para, em breve, ter 80% da frota à disposição do sistema TRIAR composta de veículos novos.

Esse trabalho de melhoramento dos ônibus que atendem os moradores da região Norte da cidade já começou recentemente com a entrada em circulação do primeiro veículo já totalmente plotado com a identidade visual do Novo Triar. O carro tem o prefixo 132 e também faz a linha Califórnia/CSU. Ele é seminovo, fabricado em 2019, tem chassi Mercedez-Benz e carroceria Marcopolo.

A empresa explicou ainda que ao iniciar a operação do lote Norte em 26 de julho já possuía alguns ônibus novos, modelos 2020/2021, só que com carrocerias contendo apenas duas portas. Esses carros serão agora revitalizados, com a adequação do layout do Novo Triar e inclusão da terceira porta.

Quais linhas a empresa opera?

Na área urbana, a Sharp opera as linhas Circular CSU, Arvoredo/Angélica, Califórnia/CSU, Califórnia/Vital Brasil, Ipês/Jatobá, Pequim, Boqueirão, Barigui/Angélica, Alvorada, Alvorada/Angélica, Califórnia/Ipês, Linha 04, Thomaz Coelho, Centro de Convivência, Fazenda Velha, Alsco, Barigui/Rodoviária, Cassol, Brascase Ginastic e Petrobras. Ela também é a responsável pelas linhas rurais Campestre, Ipiranga, Formigueiro, São Miguel, Guajuvira, Roça Nova e Rio Verde.

Ao todo são 26 linhas, sendo que contratualmente a empresa precisa ter à disposição do Município um total de 40 veículos, sendo 36 operantes e quatro reservas. A empresa gera cerca de 130 empregos diretos, entre motoristas, controladores de tráfego, operadores de manutenção e funcionários de higienização.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1282 – 07/10/2021

VEJA TAMBÉM