Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Povo deposita todo tipo de lixo no terreno baldio, prejudicando o meio ambiente. Foto: Marco Charneski

As equipes da Prefeitura de Araucária estão sempre tendo trabalho com a limpeza de vias públicas, onde a população tem descartado grandes quantidades de lixo de forma irregular. Ruas afastadas do centro, com pouco movimento e nas proximidades de matas e bosques, são locais preferidos de descarte de entulho, material reciclável, sucatas e até lixo orgânico, que agridem o meio ambiente e prejudicam o aspecto visual da cidade, além do risco de entupimento de bueiros e galerias pluviais.

A situação é crítica em várias regiões da cidade. Na rua Tesoureiro, no bairro Capela Velha, por exemplo, o problema é recorrente. “Aqui perto do Supermercado Roça Grande tem um terreno onde as pessoas estão sempre jogando lixo, é um absurdo isso. E não é de hoje que acontece isso, faz tempo que está assim. Não adianta limpar que eles vêm e sujam de novo. Tem que multar essas pessoas, só assim tomam vergonha na cara’, comentou a moradora Marly.
“Por mais que se apele para o bom senso das pessoas, é comum ver algumas delas jogando lixo em terrenos baldios ou mesmo na beira da rua”, reclamou outro morador.

Sobre o problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que vai colocar o terreno na programação para limpeza em breve, já que se trata de uma área pública. Porém adiantou que os moradores não precisam saber se o local é público ou particular para solicitar limpeza. Basta informar a situação e localização por meio do telefone/WhatsApp 3614-1450 (Fiscalização/Urbanismo). Se for área particular, o proprietário será notificado a executar a limpeza, e se for área pública, o serviço entrará na programação de limpeza da Prefeitura.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1288 – 18/11/2021

VEJA TAMBÉM