Um terreno baldio localizado na esquina das ruas Albino Adelino Huttener com Joacir Leal Neves, no Jardim Arvoredo, que acabou virando um ‘lixão a céu aberto’, está incomodado moradores do bairro.
Segundo eles, de uns tempos pra cá o local tem ficado cheio de entulhos, caliças, móveis e até restos de alimentos.
“Já comunicamos a Prefeitura sobre a situação do terreno, a cada dia o lixo aumenta. Eles ficaram de dar uma solução. Pra ter uma ideia, eu moro na esquina de frente ao terreno, é triste ter essa visão matutina todos os dias. Essa semana eu vi que jogaram mais coisas lá, tem até peças de um armário, e pra piorar amarraram um cavalo, ele fica pastando e faz mais sujeira ainda, porque ninguém limpa suas fezes”, reclamou um dos moradores.
Sobre a reclamação dos moradores, a Prefeitura, por meio do Departamento de Fiscalização/SMUR, respondeu que não recebeu denúncia da situação, mas adiantou que uma equipe de fiscalização irá até o local verificar. O departamento orientou que sempre que se tratar de terreno particular, o proprietário é notificado a realizar a limpeza e o não cumprimento pode ocasionar em multa. Quando se trata de terreno público, entra na programação de limpeza da Prefeitura.
Como denunciar?
As denúncias sobre terrenos abandonados/sujos podem ser realizadas por meio do site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br). Basta digitar ‘denúncia’ na aba de pesquisa e selecionar a opção ‘Denúncia de Lotes Sem Manutenção’. O denunciante não precisa se identificar e não precisa informar quem é o proprietário do terreno. Mas é fundamental que na denúncia conste o endereço correto sobre o terreno com problema.
Há que se destacar que, além da coleta de orgânicos e de recicláveis, a Prefeitura de Araucária também oferece a coleta agendada e gratuita de materiais volumosos, como pneus, móveis, geladeiras e galhos. Basta solicitar o agendamento da coleta desses materiais à Secretaria de Meio Ambiente pelo (41)3614-7480.
“Dar o destino correto a diferentes materiais é importante para evitar que os resíduos acabem em áreas de proteção ambiental ou terrenos de terceiros. Além disso, convém lembrar que com a chegada de dias mais quentes e chuvosos, aumenta o risco da proliferação de mosquitos como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya”, alerta a SMUR.