Pesquisar
Close this search box.

Luiz Onofre Karas comemora 96 anos esbanjando alegria e longevidade

Imagem de destaque - Luiz Onofre Karas comemora 96 anos esbanjando alegria e longevidade
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Rodeado da grande família que constituiu, o araucariense Luiz Onofre Karas comemorou seus 96 anos de vida no dia 21 de abril, esbanjando alegria e longevidade. Figura muito querida na cidade, Seu Luiz ainda leva uma vida ativa, gosta de conversar e contar suas histórias. E convenhamos: com todo este tempo de vida ele com certeza reúne muita sabedoria, não é mesmo?

Nascido em Araucária no ano de 1928, filho de Luiz e Maria Karas, passou toda infância e parte da adolescência na sua cidade natal, pescando e mergulhando nas águas límpidas do Rio Iguaçu. Sim, naquela época o rio era muito limpo! Estudou no Instituto Sagrado Coração de Jesus, no tempo em que o mesmo era um enorme casarão de madeira. Ingressou para preparo sacerdotal a partir da antiga educação ginasial, onde ficou até a conclusão das faculdades de Teologia e Filosofia.

Retornou para Araucária, onde trabalhou na Companhia São Patrício, na Comercial Francheschi, além de lecionar línguas no Colégio Julio Szymanski durante muitos anos. Foi atleta do São Manoel Futebol Clube, adversário ferrenho do Fantasma da Baixada, o centenário Araucária Futebol Clube.

Seu Luiz casou-se em 10 de janeiro de 1959 com Leocádia Janoski Karas, na Igreja Matriz de Araucária. O casal teve 4 filhos: Antônio Claret (em memória), Gláucio, Gilson e Glênio. Eles têm 6 netos: Leopoldo, Maíra, João Gabriel, Vinícius, Matheus e Maria Eduarda.

Em 1961, além de ainda estar trabalhando na Comercial Francheski, fundou com sua esposa Leocádia, a Loja Graciosa, que encerrou suas atividades em 2021.

Membro da sociedade araucariense, Seu Luiz participou ativamente em diversos movimentos ligados a Igreja Matriz, sendo por muitos anos voluntário na preparação de noivos para o casamento.

Hoje morando em Araucária, Seu Luiz carrega na bagagem as histórias da transformação da cidade, desde os tempos mais bucólicos até os dias atuais. E aos 96 anos, ele não abre mão de dois compromissos semanais importantes:  acompanhar a Missa das 18h de sábado na TV Aparecida e torcer pelo glorioso Coritiba Futebol Clube.