Atividades ligadas ao esporte desenvolvem aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.
Assim como a prática de esporte por lazer, participar de competições esportivas também traz muitos benefícios para os adolescentes. Atividades ligadas ao esporte desenvolvem aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, além de estimular habilidades motoras, aptidão física, tomada de decisão, resiliência e cooperação.
“A competição deve ser utilizada como um processo no qual os resultados servem de auxílio para aprendizagem, seja derrota, empate ou vitória”, avalia a coordenadora de Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos.
Os benefícios do esporte
Além de melhorar o bom humor e garantir o bem-estar, efeito da produção natural de serotonina e endorfina, as atividades físicas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Com isso, também observa-se a melhora da memória e da capacidade de raciocínio.
Entre os benefícios da atividade física também estão o bem-estar e o combate ao sedentarismo . “Os esportes são capazes de melhorar a percepção sobre a própria competência, independentemente do nível de habilidade, o que promove a autoconfiança”, ressalta a coordenadora.
Como incentivar os adolescentes
Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental no incentivo e apoio à prática, por isso, os hábitos familiares servem de modelo para incentivar o gosto pelo esporte. Incluir caminhadas, passeios de bicicleta ou esportes coletivos na rotina pode ajudar a aumentar o interesse dos adolescentes.
Além disso, é importante que a família busque conhecer os interesses do filho e o apoie a praticar uma atividade física prazerosa para ele. “Com o incentivo da família, o esporte pode se tornar um ótimo momento de interação e de diversão”, finaliza Rosângela.
Edição n.º 1388