Se envolver em trabalhos voluntários pode trazer muitos benefícios para os jovens. Essa atividade favorece o descobrimento de novos interesses e ajuda a conhecer outras pessoas e realidades. Além disso, pode até contribuir para a escolha da carreira, por exemplo.
“É importante incentivar os jovens a conhecerem projetos e iniciativas que ofereçam oportunidades de voluntariado. A troca entre diferentes realidades é muito enriquecedora”, ressalta a coordenadora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos.
Quais os benefícios do trabalho voluntário?
Por meio do voluntariado, os jovens podem adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas e gerar um impacto positivo em sua comunidade. Além disso, atuar como voluntário frequentemente leva à satisfação pessoal e a um senso de realização.
“É uma atividade que traz muitos ensinamentos, entre eles o amor ao próximo, o cuidado e a empatia. Além disso, contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades como trabalho em equipe, solidariedade e responsabilidade social”, pontua a coordenadora.
Na hora de escolher um trabalho voluntário, é normal ter dúvidas na hora de decidir. Confira 5 dicas para ajudar a escolher um trabalho voluntário:
- Identifique suas habilidades
Uma dica valiosa é escolher um trabalho voluntário que tenha alguma relação com áreas que você tenha interesse. Isso pode contribuir para o seu crescimento profissional, permitindo que você aplique suas habilidades e conhecimentos em um contexto diferente do habitual.
- Se envolva com causas importantes
Ao se envolver em trabalho voluntário, os jovens podem se sentir mais conectados com as suas comunidades. Isso pode aumentar sua autoestima e senso de pertencimento, especialmente se estiverem contribuindo para uma causa que consideram significativa.
- Tenha uma ideia do caminho que quer seguir:
Uma forma de descobrir as suas habilidades e interesses é pensar com qual área de conhecimento você tem mais afinidade. Gosta mais de STEM, Artes ou Humanidades? Perguntas como essa podem ajudar a identificar interesses que podem ser compartilhadas com outras pessoas.
- Pesquise a organização:
Depois de descobrir os seus interesses, habilidades e objetivos, procure uma iniciativa com a qual tenha afinidade. A intenção é garantir que seus objetivos estejam alinhados com os valores. Você pode perguntar a amigos, familiares e comunidade sobre o trabalho desenvolvido pela instituição e marcar uma visita para conhecer mais de perto.
- Tenha empatia:
Ter empatia é uma das características mais importantes para um voluntário. Isso significa que é preciso ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, e não se sentir superior a ninguém.
Edição n.º 1399